De acordo com os dados de mercado da S&P Global, 50 das maiores empresas da era pandémica apresentam uma perda colectiva de 1,5 biliões de dólares.
Conforme relatado pelo Financial Times, empresas como a Zoom, uma potência no início e meados da era da pandemia, que registou um crescimento substancial, testemunharam agora uma queda no valor das ações da empresa.
Muitas das principais ações da era da pandemia mostram perdas de valor de mercado
A queda no valor de mercado é dominada pela redução do trabalho remoto aos níveis exigidos durante a pandemia.
As grandes empresas daquela época viram o valor das suas ofertas diminuir. Os economistas previam esta diminuição do crescimento, dado o crescimento desenfreado que algumas destas empresas tinham visto num curto espaço de tempo devido à procura nacional e global pelos seus serviços.
Steven Blitz, economista-chefe para os EUA da TS Lombard, um líder de renome mundial em previsões económicas, disse ao FT: “Algumas empresas provavelmente pensaram que o choque seria permanente. Agora eles estão tendo uma recuperação dolorosa com isso.”
Ring Central, a empresa digital baseada em vídeo e nuvem, viu seu valor cair 90% em comparação com seu domínio ao lado de outros provedores de tecnologia remota.
A Zoom, que estava sempre presente em todas as famílias que trabalhavam remotamente, viu suas ações subirem para astronômicos 765% durante a COVID-19. A queda foi antecipada devido a níveis insustentáveis de crescimento sustentado, mas as ações da Zoom vacilaram em 80%. Isto equivale a uma queda de 77 mil milhões de dólares desde o final de 2020, segundo dados da Bloomberg comparados pelo Financial Times.
Barry McCarthy, CEO da Peleton, outro vencedor em tecnologia de fitness remoto durante a pandemia, anunciou que deixaria o cargo. Isto surge à luz da queda do valor de mercado da empresa, que levou ao despedimento de 400 trabalhadores e a perdas de cerca de 49 mil milhões de dólares em capitalização de mercado.
Da mesma forma, o fabricante de automóveis eléctricos Tesla registou um declínio do valor de mercado de mais de 100 mil milhões de dólares desde Dezembro de 2020. Devido à turbulência interna e às vendas globais menos favoráveis, o destino da empresa de Elon Musk tem sido um tema de discussão significativo durante o ano passado.
A empresa de Musk reduziu o preço dos seus veículos de marca, anunciou vários cortes de empregos e enfrentou a demissão de vários executivos.
Assim, os vencedores do período de expansão da pandemia enfrentam novos desafios à medida que o mundo se adapta a cenários de trabalho mistos e está menos dependente dos produtos básicos dessa era desafiadora. O mercado está a refletir estas mudanças de paradigma e, em resposta, estas empresas estão a dinamizar-se para evitar mais perdas.