O Book 8088 foi um experimento bacana, mas como um clone do IBM PC original, ele era bem limitado no que podia fazer. Os primeiros aplicativos e jogos do MS-DOS funcionavam bem, e as primeiras versões do Windows rodavam… tecnicamente. Só não as versões posteriores que realmente rodavam software do Windows.
O laptop Pocket 386 é muito parecido com o Book 8088, mas avançou rapidamente para a próxima grande evolução no desenvolvimento do PC. Os processadores 80386 da Intel não apenas saltaram da operação de 16 bits para 32 bits, mas implementaram diferentes modos de memória que podiam aproveitar muitos megabytes de memória, mantendo a compatibilidade com aplicativos que reconheciam apenas os primeiros 640 KB.
A compatibilidade expandida de software torna este mais atraente para entusiastas de retrocomputação, já que (como um 386 vintage) ele fará quase tudo que um 8088 pode fazer, com o benefício adicional de muito mais velocidade e compatibilidade muito melhor com versões seminais do Windows. É muito mais conveniente ter todo esse hardware espremido em um pequeno laptop do que em um grande e desajeitado desktop vintage com capacitores morrendo lentamente.
Leia os 53 parágrafos restantes | Comentários