As diretrizes rígidas da Apple significam que os desenvolvedores têm que passar por obstáculos para colocar seus aplicativos nas mãos dos usuários. Embora o processo de revisão seja geralmente bastante vigilante, um aplicativo de streaming pirata conseguiu passar, mas já foi removido.
Isso segue a reportagem do 9 to 5 Mac que, no início de julho, destacou como um aplicativo estranho chamado ‘Collect Cards: Store box’ estava disponível na Store há mais de um ano.
Não havia muita descrição e as imagens mostravam capturas de tela com uma interface simples para um aplicativo que parecia uma ferramenta de gerenciamento de fotos e vídeos.
Na verdade, o aplicativo era uma fachada para uma plataforma de streaming pirata que hospedava conteúdo de empresas como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, HBO Max e Apple TV.
Depois de enganar a Apple e até chegar ao segundo lugar na lista de aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil, a fabricante do iPhone logo percebeu o erro e o removeu da plataforma.
Aplicativos de streaming piratas chegaram à App Store
Embora isso normalmente fosse o fim de tudo. Os criadores do serviço de streaming ilegal conseguiram enganar a Apple mais uma vez.
Desta vez, eles criaram vários aplicativos com o nome “Coletar Cartões”. Todos os aplicativos tinham os mesmos recursos e descrições.
Esses aplicativos eram populares e tinham ótimas avaliações, pois as pessoas conseguiam acessar conteúdo que tradicionalmente fica atrás de um paywall. Eles também estavam disponíveis em países do mundo todo.
Foi revelado em documentos de 2021 que a equipe de revisão da App Store tem mais de 500 especialistas humanos revisando mais de 100.000 aplicativos toda semana.
Enquanto esses membros da equipe lidam com os processos manuais, um processo de revisão automatizado é realizado para muitos aplicativos para verificar se eles violam as diretrizes antes de passar pelo processo manual usual.
Acredita-se que os aplicativos piratas de streaming foram removidos mais uma vez da App Store. A Apple ainda não comentou a situação.