patrocínio:

As tabelas HTML são amigáveis para SEO?

Com o passar do tempo acabamos esquecendo o real motivo de utilizar a tag **table** do HTML e sua importancia no SEO quando bem utilizada nas chamadas **tabelas de dados**.

por Morais Junior 25/11/2019 Comentários ~ 4 min. / 811 palavras

As tabelas HTML são amigáveis para SEO?

Isso mesmo, tabelas. Se vamos melhorar nossas tabelas para que elas apareçam na listagem de resultados é importante primeiro sempre lembrar a diferença entre o que vamos chamar de tabela de conteúdo e tabela de dados.

No inicio da web os desenvolvedores perceberam que poderiam utilizar tabelas para distribuir e organizar o conteúdo na página, chamamos isso de tabela de conteúdo, Isso hoje em dia é considerado arcaico e não deve ser utilizado, porem com o passar do tempo acabamos esquecendo o real motivo de utilizar a tag TABLE do HTML e sua importancia no SEO quando bem utilizada nas chamadas tabelas de dados.

Print da tela de uma tabela SEO

Por tanto, se você deseja uma melhor aparência de resultado na listagem de busca da Google, e você deve desejar isso, pois torna o seu resultado mais atraente para o clique de um visitante, então você deve optar por uso de tabelas de dados.

O que é uma tabela de dados?

Pode parecer óbvio, mas tabelas de dados são aquelas que contém dados, mas organizados de maneira lógica para permitir ações como consultas e às vezes cálculos. Simplesmente jogar uma informação abaixo da outra, e outras ao lado destas, não garante a formação de uma boa tabela de dados. Mostramos abaixo algumas regras simples para organização dos dados que irão melhorar a sua table, seja ela vertical ou horizontal. Importante lembrar que o fluxo de dado vai depender da quantidades de entradas de dados: Dados com sequência, progressão ou comparação, entre outros, que se agrupam em muitas entradas, pedem quase sempre uma tabela vertical. Dados informativos, que normalmente formam um par Tema-Valor, pedem quase sempre uma tabela horizontal.

A primeira regra é que uma boa tabela de dados preferencialmente tem uma linha ou coluna que atua como títulos (headers) de identificação da informação seguinte para uma coluna (ou linha) contendo valores (subject column/ value line).

Tabelas Vertical

Boas tabelas verticais irão apresentar pelo menos algumas das características abaixo. Elas não são necessariamente regras fixas, porém são grandes indicativos de uma boa tabela: - Colunas de Dados - tabelas verticais terão uma coluna de dados identificável que representa consistentemente uma classe ou categoria de informação. Isso torna a tabela mais adequada para análise. - Títulos - a tag TH é usada declarar títulos para as colunas. - Legenda da tabela - A tag caption contém texto que aparece acima de uma tabela, atuando como uma espécie de título. Deve ser usado palavras chaves de maneira não poluente. - Contexto e sua proeminência - Títulos, legendas e uma coluna de dados formam uma boa tabela, mas o contexto é importante. O Google analisa o conteúdo próximo da tabela, que provavelmente terá uma forte influência em seu significado. Isso inclui a tag de cabeçalho ( h1 a h6 ) mas próxima acima da tabela, bem como textos doacima ou abaixo da tabela e o título da página. - Tamanho da tabela - Uma tabela que é amplamente vertical (tem muito mais linhas que colunas) ou muito horizontal (com muito mais colunas que linhas) dificilmente será uma tabela de conteúdo. - Informações padronizadas - Os dados de uma coluna normalmente obedecem um padrão de informação que facilita a análise vertical. - Colunas de dados relacionados - As tabelas com duas colunas de dados relacionados são comuns. Infelizmente, no momento, os algoritmos de Pesquisa de tabela do Google concentram-se em identificar apenas uma coluna de assunto. - Análise Horizontal - depois que uma coluna de dados é fixada, o Google procura analisar o relacionamento com as outras. A indexação semântica de dados circundante e a identificação de cabeçalhos acontecem aqui. Às vezes, todos os dados se encaixam perfeitamente em um vocabulário semântico. - Unidades - Boas tabelas mostram dados numéricos. Únidades de medida ajudam na clareza da mesma.

Tabelas Horizontais

Tabelas horizontais são muito utilizadas para listagem de dados na relação Tema-Valor (Assunto - Informação). Um excelente exemplo disso são as tabelas que aparecem à direita da maioria das páginas da wikipedia.

Nesses casos, muitas das indicações feitas anteriormente para tabelas verticais não podem ser seguidas de modo exato, mas algumas podem ser adaptadas. O principal é organizar de modo que a relação tema-valor seja sempre mantida na mesma ordem, caso contrário o fluxo de informação fica prejudicado. Títulos (cabechaços) usados pela tab TH nesse caso normalmente definem sessões da tabela, organizando grupo de informações semelhantes.

Devo usar tabelas na minha página?

Claro que sim. Uma boa tabela enriquece sua página e organiza melhor informações que, caso fossem apresentadas em forma de texto ou em listagem descritiva, tornaria a leitura cansativa e prejudicaria o interesse do visitante em permanecer na página. Os princípios que expliquei nesse artigo irão ajudar que suas tabelas tenham maior chance de aparecer na listagem de resultados da Google, melhorando o ranking de sua página e o potencial interesse dos visitantes