Com algumas linhas de código você pode fazer crash e restartar um iPhone. Um cara chamado Sabri Haddouche twittou uma página para provar um conceito que com apenas 15 linhas de código, que se visitado com o Safari, poderá crashear e restartar iPhones ou iPads.
O código explora uma falha no WebKit, que é o motor de renderização usado pela Apple. Ele explicou que se você inserir no HTML uma série de elementos encadeados (um div dentro do outro, por exemplo), e aplicar a propriedade de backdrop do CSS, o dispositivo vai precisar toda potencia do celular para conseguir aplicar o efeito e isso pode causar um kernel panic, que faz com que o celular reinicie.
Tecnicamente isso pode acontecer com qualquer aparelho, inclusive PCs, o ponto é que cada aparelho tem seu poder de processamento. Contudo, a falha do WebKit facilita “bagunçar” a forma com que o WebKit lida com o efeito e consequentemente faz com que o aparelho fique maluco.
How to force restart any iOS device with just CSS? 💣
— Sabri (@pwnsdx) September 15, 2018
Source: https://t.co/Ib6dBDUOhn
IF YOU WANT TO TRY (DON’T BLAME ME IF YOU CLICK) : https://t.co/4Ql8uDYvY3
Ele liberou o código no GitHub:
O ponto interessante é que QUALQUER COISA que renderize HTML no iOS pode ser afetado. Então, se alguém enviar esse link para qualquer pessoa com iOS, e essa pessoa abrir via WebView de Apps com o WhatsApp, o iPhone vai pro beleléu.
Parece que até os Apple Watchs podem se dar mal nessa:
Also looks like watchOS 5 is susceptible. pic.twitter.com/Mam8uTyuye
— Robert Petersen (@Sonikku_a2) September 15, 2018
Fonte: TechCrunch