Tableless

Busca Menu

Bootstrap 4 Alpha

Seja o primeiro a comentar por

Já faz um tempo que o Bootstrap vem dominando a web. Dificilmente vemos um desenvolvedor que não o conheça, e boa parte da comunidade web já ouviu falar ou já usou o framework.

Agora a equipe do Bootstrap anunciou sua nova versão, o Bootstrap 4 Alpha.

Homepage do Bootstrap 4 Alpha

O framework está repleto de novidades. Algumas delas são:

Mudança de Less para Sass

O Bootstrap compila mais rápido do que nunca – graças a Libsass – e agora se juntaram a esta grande e crescente comunidade de desenvolvedores Sass.

Melhoria no sistema de Grids

Foi adicionado uma nova grid, que causará grande melhora nos dispositivos móveis. Também ocorreu uma remodelagem completa nos mixins semânticos.

Novas opções para personalização

Ao invés de separar gradientes, transições, sombras e outras personalizações para uma folha de estilos à parte (como era na versão 3), todas essas opções foram colocadas em variáveis Sass. Quer transições padrões em tudo ou desativar os cantos arredondados? Basta atualizar variável e recompilar.

Todos os plugins foram reescritos

Cada plugin foi reescrito com ES6 para aproveitar as mais recentes melhoras do JavaScript. A versão 4 vem com suporte para Universal Module Definition (UMD), métodos genéricos de subdivisão e verificação de tipo de opção, entre outros.

Melhor documentação

Toda a documentação foi reescrita em Markdown; foram adicionados alguns plugins úteis para simplificar os exemplos. Também foram colocados trechos de códigos para agilizar o trabalho.

Fim do suporte ao IE8

O suporte ao IE8 foi abandonado e as unidades de medida mudaram para REM e EM. O fim dsuporte, significa que pode-se aproveitar as melhores partes do CSS sem o uso de CSS hacks ou fallbacks.

Pixels foram trocados por REMS e EMS, eventualmente para tornar ainda mais fácil a tipografia responsiva e dimensionamento do componente.

Se você precisar de suporte ao IE8, vai ter que continuar usando o Bootstrap v3.

Também foram adicionados controles de formulários personalizados, classes de margin e padding, e novos utilitários de classes em geral.

O lançamento da versão final será dividido em quatro etapas: lançamento de algumas versões Alpha, depois mais duas versões betas, fase de testes em ambiente de produção, e então a esperada versão final. Vale lembrar que o suporte a versão 3 continuará, recebendo apenas atualizações críticas e melhorias na documentação.

Quando nós lançamos Bootstrap 3, imediatamente paramos todo o apoio para v2.x, causando muita dor para todos os nossos usuários. Isso foi um erro que não vai acontecer novamente. Em um futuro próximo, manteremos o Bootstrap 3 com correções de bugs críticos e melhorias de documentação. Os docs da v3 também continuarão hospedados após a liberação final da v4.

Temas para os criadores que utilizam o Bootstrap 4

Além de lançar o Bootstrap 4, também foi anunciado outro projeto: o Bootstrap Official Themes, que são alguns temas criados pelos próprios criadores do framework. Existem três temas disponíveis para dashboards, marketing de um produto e outro para aplicações.

Infelizmente, todos os três são pagos (cada tema custa $99). Ainda não foi divulgado se os temas poderão ser gratuitos no futuro.

 

Publicado no dia