A plataforma de design gráfico Canva adquiriu a Leonardo.AI em uma tentativa de expandir seus recursos de IA generativa.
Em execução desde 2012, e agora com mais de 100 milhões de usuários, o Canva é usado como uma plataforma de design gráfico por indivíduos e empresas. Embora tenha introduzido algumas de suas próprias ferramentas de IA generativas internas com um gerador de texto para imagem, parece que a empresa está interessada em expandir essas possibilidades no futuro, se sua aquisição recente for algo a se considerar.
A maior empresa privada de tecnologia da Austrália anunciou que fechou um acordo para comprar a Leonardo.AI, uma plataforma de IA generativa de rápido crescimento, na terça-feira (30 de julho). Isso aumentaria os recursos de IA da Canva antes de seu IPO, previsto para acontecer em 2025. Nenhum termo financeiro da aquisição foi tornado público ainda.
O que é Leonardo.AI?
Fundada em dezembro de 2022, a Leonardo.AI é uma empresa relativamente nova, mesmo para o espaço de IA. A empresa levantou US$ 47 milhões em investimentos locais australianos na Austrália em dezembro passado, com investidores como Blackbird Ventures e Side Stage Ventures.
O Leonardo.AI possui 19 milhões de usuários e é eficaz o suficiente para competir com grandes nomes em IA generativa, como Midjourney e Dall E., da OpenAI. Ele já estava em processo de captação de mais financiamento em uma segunda rodada antes de aceitar a aquisição do Canva.
Estamos felizes em anunciar nossos planos de unir forças com a @Canva, o que aumentará a velocidade e a escala que estamos construindo https://t.co/LlErGl3jwe.
foto.twitter.com/l23r3N2reY
— Leonardo.Ai (@LeonardoAi_) 30 de julho de 2024
Acredita-se que o cofundador e CEO da Leonardo.AI, JJ Fiassion, conheceu o cofundador da Canva, Cliff Obrecht, por meio da Blackbird Ventures, com uma reunião entre os dois ocorrendo no início deste ano. Um grande apelo para a aquisição foi quando a Leonardo.AI revelou o Phoenix, seu próprio modelo de IA de fundação.
O modelo se orgulha de responder a prompts longos e detalhados de forma eficaz, criando texto coerente (algo com que muitas ferramentas de IA generativas têm dificuldade) e edição rápida em movimento usando frases e prompts de formato curto. Isso combina bem com a abordagem simplificada do Canva e provavelmente seria fácil de incorporar à plataforma de design gráfico junto com suas ferramentas. Não há confirmação do Canva de que esse seja o plano, mas parece um motivo provável para a aquisição, principalmente porque concorrentes como a Adobe estão aumentando as ferramentas de IA generativas.