Como automatizar a criação de Virtual Hosts

Qualquer desenvolvedor que se preze tenta automatizar tarefas recorrentes, mesmo que não sejam tarefas diárias. É dessa forma que você consegue tempo para melhorar seu software, ganhando tempo para quebrar a cabeça com o que realmente importa. Para quem não sabe os Virtual Hosts são apelidos dados ao caminho onde está rodando seu site ou

Qualquer desenvolvedor que se preze tenta automatizar tarefas recorrentes, mesmo que não sejam tarefas diárias. É dessa forma que você consegue tempo para melhorar seu software, ganhando tempo para quebrar a cabeça com o que realmente importa.

Para quem não sabe os Virtual Hosts são apelidos dados ao caminho onde está rodando seu site ou aplicação web. Geralmente isso é feito em servidores de desenvolvimento para facilitar o acesso ao projeto. Por exemplo: em vez de colocar “https://localhost/sites2015/joomla3/sitesdeloja/loja10” você pode configurar o Virtual Host do servidor para simplesmente acessar com “https://l****oja10“.

Nesse link tem um tutorial bem completo de como configurar um virtual host no Ubuntu »

Mas nesse artigo vou mostrar dois scripts que fiz para automatizar esse processo.

O 1º script é o geravhost.sh. O que esse script basicamente faz é pegar duas entradas, o nome que você quer dar para o vhost e o caminho do site ou aplicação web. Com essas duas informações ele já irá fazer todo o restante para você.


Código do arquivo geravhostlinux.sh

Script está no GitHub »

Como o script está muito bem comentado não explicarei o passo a passo. Lembrando que fiz os testes em Ubuntu 14.04. Para facilitar a chamada do script no terminal movi o arquivo para /usr/local/bin, assim você simplesmente digita “sudo geravhost.sh” e ele já irá rodar.

Para quem usa o linux para servidor de desenvolvimento e o windows para acessar os projetos, também fiz um script para automatizar a criação do vhost no arquivo de hosts do Windows. Nesse caso ainda é mais simples, criei um arquivo chamado gerarvhost.bat que pede somente o nome que você quer dar para o vhost. Lembrando que fiz os testes no Windows 10.


Código do arquivo geravhostwindows.bat

Script está no GitHub »

Você pode também melhorá-lo e pedir para o usuário colocar o servidor, ficando ainda mais dinâmico. Ao executar o arquivo bat, ele insere a string do vhost no final do arquivo. Para funcionar o nome do vhost do windows deve ser o mesmo do linux para que seja feita a associação. Depois disso é só abrir o navegador e digitar o virtual host criado. Faça os testes ai e me fala se deu tudo certo.

Espero que esse artigo lhe ajude e aumente sua produtividade. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão melhor comente ai.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *