Macworld
Por um motivo ou outro, os desenvolvedores de aplicativos podem descontinuar a oferta de seus softwares para iPhone ou iPad pela App Store. Normalmente, você pode continuar a usar aplicativos que foram removidos da loja se o motivo não estiver relacionado à segurança. Mas e se você atualizar seu iPhone ou iPad, quiser usar o aplicativo em outro dispositivo ou tiver seu hardware roubado?
Na maioria dos casos, você deve conseguir iniciar a App Store, tocar no ícone da pessoa no canto superior direito e ir para Aplicativos > Meus aplicativos. Mesmo que o aplicativo não apareça quando você pesquisar na App Store, você pode pesquisar nesta visualização e baixar novamente os aplicativos de volta ao início do seu histórico com um iPhone ou iPad usado com seu ID Apple.
Por exemplo, rolei até o final de uma lista muito longa e encontrei o AOL Radio, lançado originalmente em 2008. Embora não esteja na App Store (tocar nele causou um erro), pude tocar no ícone da nuvem e baixá-lo. Notavelmente, ele até foi iniciado e funcionou. Não tenho ideia da última vez que foi atualizado.
Se você não encontrar um aplicativo na lista Meus aplicativos que esteja usando no momento e estiver em um grupo de Compartilhamento Familiar, verifique outros membros da família na visualização Aplicativos em sua conta na App Store. (Outras pessoas em seu grupo também podem baixar aplicativos descontinuados que você tem em sua conta se você tiver habilitado o compartilhamento de aplicativos em Configurações > Família > Compartilhamento de compras > Nome (Eu) > Compras de ações.)
Não há uma boa maneira para várias versões do macOS obterem o arquivo do aplicativo iOS ou iPadOS (um IPA ou .ipa
extension file), que você costumava extrair de um backup para seu Mac. Em alguns casos extremos, você pode ter recorrido ao IPA e usado o software gratuito Apple Configurator no macOS para adicioná-lo ao seu dispositivo. A ferramenta de terceiros iMazing oferece esse recurso, mas eu não o testei com aplicativos descontinuados.
Há um grande problema: mesmo que você recupere o IPA e o instale no dispositivo de outra pessoa, um que não esteja logado na sua conta do iCloud, todos os aplicativos iOS/iPadOS são codificados para rodar somente com esse Apple ID, mesmo que o aplicativo seja gratuito. Se você tentar iniciar um aplicativo desses em outro iPhone ou iPad, na melhor das hipóteses, será solicitado a senha do Apple ID; ele também pode simplesmente se recusar a rodar.
Este artigo do Mac 911 é uma resposta a uma pergunta enviada pelo leitor Bob da Macworld.
Pergunte ao Mac 911
Compilamos uma lista das perguntas que recebemos com mais frequência, junto com respostas e links para colunas: leia nosso super FAQ para ver se sua pergunta está coberta. Se não estiver, estamos sempre procurando novos problemas para resolver! Envie o seu por e-mail para mac911@macworld.com, incluindo capturas de tela conforme apropriado e se você deseja que seu nome completo seja usado. Nem todas as perguntas serão respondidas, não respondemos a e-mails e não podemos fornecer conselhos diretos sobre solução de problemas.