Uma maneira divertida para aumentar suas skills em programação

Sites divertidos para aumentar suas habilidades em programação, ou aprender uma nova linguagem.

por Breno Panzolini 22/09/2017 Comentários

Sempre gostei de conhecer e aprender novas linguagens de programação. Porém, a falta de prática sempre acabava me fazendo esquecer os conceitos vistos na linguagem.

Foi a partir da vontade de praticar que acabei encontrando esses 2 sites que vou compartilhar com vocês. Eles me ajudam muito e espero que ajude vocês também.

Code Fights

O Code Fights é o site que eu mais gosto para poder praticar diversas linguagens de programação.

Painel Code Fights

O site é bem intuitivo e tem muitas (muitas mesmo) coisas legais. Vou citar as que mais acho interessantes:

  • Interview Practice: nesse modo você pode escolher o quão perto sua entrevista está de acontecer e o site monta um “plano” de exercícios e estudo para que você fique craque na linguagem escolhida. É muito interessante não apenas para quem vai fazer uma entrevista ou apenas para quem quer se aprofundar em determinada linguagem.

  • Challenges: nesse outro modo todos os dias é postado um desafio para você resolver. O interessante e o que eu acho mais legal é que na programação existem várias maneiras de se resolver o mesmo problema, e nesse modo após enviar sua solução é possível visualizar as resoluções mais votadas, ou seja, você sempre acaba lembrando ou aprendendo algo novo sobre a linguagem que está praticando.

  • Company Bots: esse é o modo que eu mais acho interessante no Code Fights, nele é possível desafiar um bot programado pelas melhores empresas de tecnologia, como Uber, Dropbox, GoDaddy e uma série de outros bots desafiadores. Aqui é você “competindo” com as melhores empresas de tecnologia do mundo.

Acima eu citei apenas alguns modos que o Code Fight oferece, no site você vai encontrar uma série de outras coisas legais para evoluir como programador.

Além disso tudo, a parte de gamification é muito bem feita o que nos deixa ainda mais engajados com o site (quem não gosta de ter mais ponto que o seu amigo?). Só para citar alguns exemplos eles tem sistemas de ranking, badges, achievements, etc.

Code Wars

O Code Wars é uma outra opção bem legal para aumentar suas habilidades em programação.

Na minha opinião, atualmente ele tem menos recursos do que o Code Fights. Basicamente ele tem apenas o módulo de desafios, onde o próprio site ou os usuários elaboram problemas para que você possa resolver.

Essa parte de desafios segue o mesmo esquema do Code Fights, ou seja, após você resolver é possível ver a solução mais votada para sempre estar aprendendo coisas novas, ou até mesmo uma maneira mais elegante de resolver o mesmo problema.

O maior ponto positivos do Code Wars é poder escolher várias linguagens simultaneamente para participar dos desafios.

Linguagens Code Wars

Já na parte de gamification o Code Wars não deixa nada a desejar, ele também tem sistema de ranking e níveis que você vai passando conforme vai conseguindo resolver os diversos desafios.

Conclusão

Ambos os sites apresentados são bem parecidos e se complementam, não tem como definir qual dos dois é melhor. Minha dica é fazer uma conta em ambos (gratuitamente) e ver qual dos dois mais te agrada.

A única coisa que eu tenho certeza é de que independente do site escolhido, ambos são excelentes para você aprender uma linguagem de programação e evoluir suas habilidades no desenvolvimento como um todo (lógica, boas práticas, etc.).