Tem havido muita conversa sobre o Meta AI, o assistente avançado de IA desenvolvido pela gigante da tecnologia, tanto positiva quanto negativamente. A empresa começou a lançar recursos no início deste ano em uma tentativa de ganhar terreno na corrida da inteligência artificial. O Meta AI já está disponível em vários países em suas plataformas — Facebook, WhatsApp e Instagram — e continua a lançar novos recursos.
O que é Meta AI?
Construído com o modelo de linguagem grande (LLM) Llama 3, o Meta afirma ser um dos “assistentes de IA líderes do mundo” e já está disponível gratuitamente para muitos usuários em todo o mundo. O assistente é capaz de raciocínio complexo, seguindo instruções, visualizando ideias e resolvendo problemas com nuances. A empresa anunciou o programa pela primeira vez no Connect do ano passado, em parceria com a Microsoft para integrar o mecanismo de busca Bing.
Está começando a se tornar global com mais recursos. O Meta AI pode ser usado no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger para concluir tarefas, aprender, criar e conectar.
O assistente também integra vários recursos, como pesquisar tópicos, explorar interesses, receber conselhos práticos e aprender novos hobbies. Sua mais recente tecnologia de geração de imagens pode despertar inspiração, animar criações e concretizar visões criativas.
O @MetaAI pode ser usado em bate-papos em grupo no Messenger, Instagram e WhatsApp para compartilhar recomendações sobre como organizar um projeto em grupo ou inspirar ideias para receitas de jantares ou até mesmo um itinerário de viagem.
Como acessar o Meta AI?
Para acessar o Meta AI, visite www.meta.ai no seu navegador e clique em “Ask Meta AI anything…” na parte inferior da página. Após digitar sua pergunta e clicar na seta para cima, você pode escolher fazer login com sua conta do Facebook ou continuar sem fazer login. Pode levar um momento para gerar uma resposta.
Os usuários podem deixar feedback sobre as respostas usando os ícones de polegar para cima ou polegar para baixo, ou copiar uma resposta clicando no ícone de cópia. Clicar em uma pergunta de exemplo também pode iniciar uma conversa. Para iniciar uma nova conversa, selecione “Nova conversa” na barra lateral esquerda. Se você estiver conectado com uma conta do Facebook, seu histórico com o Meta AI será salvo, para que você possa revisitar conversas antigas clicando nelas na barra lateral.
Se você optar por não fazer login, seu histórico será perdido quando você sair do site e será excluído automaticamente, com o processo de exclusão de conteúdo podendo levar até 90 dias, além de tempo adicional para remover informações de backups e sistemas de recuperação.
Esteja ciente de que a Meta AI explica que suas respostas podem não ser sempre precisas ou apropriadas e não devem ser confiáveis para decisões importantes. A Meta também pode coletar e usar dados como seus prompts de texto e respostas para aprimorar seus modelos de IA.
Como usar o Meta AI no WhatsApp, Instagram e Facebook?
Os usuários podem aproveitar ao máximo o Meta AI em seus vários aplicativos de diferentes maneiras.
WhatsApp Web
No WhatsApp Web, você pode acessar o recurso abrindo o WhatsApp Web no seu navegador e procurando o ícone dedicado do Meta AI, um círculo vazio de cor azul, na parte superior da tela.
Bate-papo em grupo do WhatsApp
Em um bate-papo em grupo do WhatsApp, você pode interagir com o assistente digitando “@” no campo de mensagem, selecionando “Meta AI” nas opções, digitando sua pergunta e enviando-a para obter respostas informativas diretamente no bate-papo.
Os usuários também podem testar o recurso Imagine do Meta, onde você pode ver uma imagem enquanto começa a digitar, e ela muda a cada poucas letras adicionadas, para que você possa assistir enquanto o sistema dá vida à sua criatividade. O Meta afirma: “As imagens geradas agora também são mais nítidas e de maior qualidade, com uma melhor capacidade de incluir texto em imagens.”
No Instagram, comece abrindo ou iniciando um chat em Direct Messages, invoque a IA digitando “@” e então envie sua pergunta ou solicitação. A Meta AI então analisará e responderá dentro do chat.
No Facebook, interaja com o Meta AI diretamente em uma publicação interessante no seu feed clicando no botão “Perguntar ao Meta AI” ou opção semelhante, faça sua pergunta para saber mais sobre o conteúdo da publicação e receba respostas diretamente na interface.
Se você encontrar uma publicação de seu interesse, pode pedir mais informações diretamente da publicação. Por exemplo, se você vir uma foto de Machu Picchu no Peru, pode perguntar ao chatbot qual é a melhor época do ano para evitar multidões lá.
Messenger
No Messenger, inicie o processo digitando “@” em um bate-papo novo ou existente, envie sua consulta ou tarefa, e o Meta AI responderá no bate-papo, oferecendo recomendações, concluindo tarefas ou adicionando um elemento interativo à sua conversa.
Digamos que você esteja planejando as férias de primavera no seu chat de grupo do Messenger. Usando a pesquisa no Messenger, você pode pedir ao Meta AI para encontrar voos para a Flórida a partir de Nova York e descobrir as melhores praias para conferir – tudo dentro do aplicativo Messenger.
O Meta AI em inglês está disponível apenas em uma dúzia de países fora dos EUA. Isso inclui Austrália, Canadá, Gana, Índia, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
Posso desativar o Meta AI no Facebook?
Parece que o Meta AI não pode ser desligado, apesar de alguns usuários procurarem pela opção. Um porta-voz do Meta confirmou ao ReadWrite: “O Meta AI tem como objetivo ser um assistente útil e está na barra de pesquisa para ajudar com suas perguntas. Você não pode desativá-lo dessa experiência, mas pode pesquisar como normalmente faria com uma variedade de resultados.”
Os usuários ainda podem usar as barras de pesquisa digitando palavras e clicando nos resultados de texto que aparecem abaixo, em vez de clicar no ícone azul de envio na extremidade direita da barra, que ativa um chat de IA. Na própria página do Meta no Facebook, os usuários pediram opções de opt-out.