Criando uma API Express

Ou apenas me aventurando no Back-end.

por Tailo Mateus Gonsalves 17/11/2017 Comentários

Primeiramente, o Front-end sempre me chamou mais a atenção e acredito que sou melhor nisso. Porém, me aventurei no lado escuro da força (Back-end) e posso dizer que em muitos casos não foi algo bom.

Meu objetivo não é falar qual linguagem ou framework é bom ou ruim, mas que cada pessoa tem uma preferência, não tem nada demais não gostar de alguma tecnologia.

Durante os últimos cinco anos estudei ou trabalhei com Java, C#, Zend. Confesso que fiquei decepcionado, a quantidade de tempo para configurar o ambiente e construir algo visível.

Além dessas tecnologias, me aventurei em algo mais ágil, tentei aprender Ruby on Rails e Laravel, apesar de gostar bastante, percebi que ainda não tinha encontrado o ideal para mim. Apesar dessas frustrações em nenhum momento deixei de participar de algum projeto ou aprender, todo o conhecimento adquirido será reutilizado em algum outro momento. Enquanto não encontrei a linguagem e o framework backend continuei estudando sobre front-end.

Faz algum tempo que comecei a estudar sobre o Node.js e o framework Express e como em poucos passos consigo criar uma API. Segundo o próprio site do Express é um framework web rápido, flexível e minimalista para Node.js.

OBS: Se você não conhece o NPM, comece por os links abaixo:

Your first Node.js package

O que é a NPM do Node.JS

PASSO 1— Instalar o Express

PASSO 2— Criar o arquivo server.js

No inicio do código é importado o módulo express e criado um app. Após ele cria uma rota baseado no método HTTP. Os objetos req e res são fornecidos pelo Node, equivalentes a um pedido HTTP e uma resposta (request, response). Para finalizar estou dizendo para a instância criada ouvir na porta 8080.

PASSO 3— Inicie o servidor Express

Se tudo correu bem, basta acessar localhost:8080.

Ou caso prefira utilize nodemon para automatizar esse processo.

Obviamente que, com o Node.Js e o Express você pode fazer varias coisas legais, a introdução desse assunto é justamente para você pesquisar mais e não ter medo em aprender algo novo :D

CONCLUSÃO

Após tanto tempo testando linguagens e frameworks para o Back-end, acredito que encontrei um que mais me agradou. Mas como comentei no inicio do artigo, as pessoas possuem preferencias diferentes, e no meu caso é essencial ter um inicio rápido com uma tecnologia, pequenas recompensas me motivam a continuar estudando.

Além disso, não deixe de testar algo novo ou de participar de algum projeto pelo o que estão usando. Não existe nada pior que um fanboy. Tem coisas boas para algumas coisas e ruins para outras. Simples!

LEIA MAIS

Primeiros passos com Express em Node.js

Build Node.js RESTful APIs in 10 Minutes

Building a Node.js REST API with Express

Site em português