Em busca do Lean UX – Anotações

Anotações sobre a palestra LEAN UX.

por Diego Eis 08/05/2014 Comentários

Essas são alguma anotações que fiz sobre a palestra da Patricia De Cia no 16 Encontro Locaweb em Porto Alegre.

Agoras as cidades são Rio de Janeiro e São Paulo!

  • Telefone sem fio é bem ruim no desenvolvimento com UX
  • As startups mudaram o método da estratégia de UX, usando o movimento LEAN para agilizar sua produção.
  • O movimento Lean:
    • Reduza o Desperdício
    • Fracasse rápido
    • Aprenda rápido
    • Mínimo produto viável
    • Entrega contínua
    • Métrica AARRR. São métricas de engajamento
  • Ciclo: Learn, Build, Measure
  • Para que serve UX? Solucionar problemas e necessidades dos usuários e proporcionar uma experiência de uso prazerosa.
  • Nós fazemos UX com uma série de disciplinas:
    • Pesquisa com usuários
    • Arquitetura da informação
    • Estratégia de conteúdo
    • Design de interação
    • Design visual
    • Teste de usabilidade
  • Como fazíamos? Concepção -> Especificação -> Verificação
  • Gastávamos muito tempo fazendo wireframe, fazendo especificações…
  • o LEAN traz uma abordagem mais simples: cria visão comum, colaboração radical, valorização do aprendizado.
  • coloque todo mundo de um mesmo projeto, numa mesma sala, discutindo um problema comum
  • inclua todo mundo envolvido, marketing, Product owners, devs, todo mundo mesmo
  • descubra quem são os reais clientes, quem são as personas do projeto
  • processo: visão comum, colaboração, aprendizado
  • os anti-patterns do UX:
    • designer gênio
    • as tribos
    • a torre de babel
    • o email
  • hipóteses:
    • você faz algo pra alguém por algum motivo
    • acreditamos que
    • saberemos que isso é verdade quando virmos
  • uma persona é um grupo de usuários com comportamentos similares.
  • comunique visualmente sua ideia. Desenhe, não tenha medo.
  • enxuto (LEAN) não é igual a barato (barato)