Flutter: porque você deveria apostar nesta tecnologia

Porque você deveria apostar nesta tecnologia.

por Fabiano Santana 17/04/2019 Comentários ~ 4 min. / 704 palavras

Primeiro começarei contando o motivo de ter escolhido aprender e especializar em desenvolvimento híbrido com Flutter invés de virar especialista React Native e o motivo é bem simples: Fluidez


React Native

Para quem já desenvolveu aplicativos nativos sabe a dificuldade de manter o código atualizado caso o aplicativo tiver obrigatoriedade de funcionar nas duas plataformas Android e iOS. Enxergando essa deficiência a equipe do Facebook criou o React Native e disponibilizou-o como framework open source no ano de 2015 para o público.

O que é esse tal de React Native?

React Native é um framework de desenvolvimento híbrido utilizando Javascript como base para criar aplicativos nativos utilizando apenas um código fonte padrão. Diferente do ionic que também servia para criar aplicativos híbridos, o React Native não funciona sobre uma WebView, ele possui uma engine (bridge) que ao emular o aplicativo no aparelho essa bridge faz um mapeamento dos componentes criados usando javascript com os componentes nativos do SO, aumentando assim o desempenho do aplicativo.

Problemas ao utilizar React Native

Embora React Native seja uma das melhores soluções para construir aplicativos híbridos, ele ainda não possui a mesma fluidez de um aplicativo construído utilizando apenas recursos nativo, e mesmo que ainda haja muitas empresas utilizando-o em seus aplicativos a sociedade não é mais a mesma do ano de lançamento (2015), as pessoas estão cada vez mais impacientes e qualquer gargalo durante o uso é motivo para desinstalar o aplicativo.


Analisando os gráficos acima referentes a pesquisas realizadas durante o ano de 20182019 percebe-se a crescente busca por flutter

Flutter: uma nova solução

Demonstração aplicativo em Flutter

Com a mesma proposta do React Native de criar aplicativos híbridos utilizando apenas uma base de código surgiu o Flutter, desenvolvido e atualizado pela equipe da Google.

O que é Flutter?

Como dito anteriormente, o Flutter é um framework para desenvolvimento híbrido de aplicativos utilizando a linguagem Dart como base de criação dos aplicativos.

Porque usar Flutter?

Diferente do React Native que possui um intermediário (bridge) entre a UI e o dispositivo, o Flutter fica na camada do UI e não chama os componentes nativos do SO, ele é desenhado diretamente em um canvas que aumenta a performance e fluidez a nível de um aplicativo desenvolvido exclusivamente nativo. Além do ganho com performance o Flutter é uma tecnologia recente de fácil aprendizado e já possui algumas features sendo desenvolvidas, dentre elas:

  • Flutter para Web
  • Flutter para Desktop

Ou seja, você irá construir um aplicativo que poderá ser reaproveitado para suas web applications e também desktop. Esse é um sonho para muitos desenvolvedores, ter apenas uma base de código para toda a camada de apresentação.

Além dos benefícios de performance nativa, o Flutter possui muita flexibilidade para a criação de UI personalizadas, animações e facilidade em acessar os recursos do aparelho (geolocalização, galeria, etc…).

Como funciona o flutter?

Se você está habituado com o termo “componente” vai se identificar rápido. O Flutter possui os “widgets” que seria a mesma coisa de um componente. Um widget é uma árvore que pode conter um ou mais filhos(widgets), e esses filhos são renderizados conforme a construção desta árvore. Muito parecido com o DOM do html.

Abaixo um exemplo de widget na prática

Observe acima, temos Container que possui uma propriedade child que pode receber outro widget, no exemplo utilizei Center que por sua vez possui suas propriedades e também tem uma propriedade **child que pode receber outro widget.**

Fuchsia: O novo OS do google

Se você é um profissional que quer estar na frente, vai uma dica para você. O Google está lançando um novo sistema para mobile, ainda não se sabe se esse sistema substituirá Android, se o React Native dará suporte porém o que se sabe é que Flutter será usado para criar aplicativos para esse novo sistema.

Conclusão

Mesmo sendo uma tecnologia recente e sem mercado, aprender Flutter é uma aposta que pode dar muito certo. Algumas grandes empresas (Alibaba, Groupon, Google, etc…) notaram isso e estão migrando para Flutter.

Quando comecei a aprender eu achei realmente muito divertido a construção de aplicativos usando Dart. Outra coisa, conhecimento nunca é demais, se você já desenvolve em React Native como eu, aprender mais uma tecnologia não irá te diminuir como profissional.