A cada dia/semana que passava não sentia que tinha evoluído muito nos estudos (recentemente JavaScript e inglês) e não achava onde estava o erro. Focar no trabalho e deixar de lado YouTube, facebook, instagram e whatsapp era um peso enorme que não conseguia realizar. E no final do dia eu me pegava pensando: o que fiz hoje? Não conseguia saber ao certo se havia aproveitado bem meu tempo.
O jeito foi apelar para algumas ferramentas para ajudar no meu dia a dia.
Tarefas, como organizar?
Amante do Google, utilizo o Keep a um bom tempo para guardar minhas anotações mas a versão web deixa a desejar para organizar minhas tarefas diárias. Fui então para o Evernote, algumas pessoas já tinha me falado mas nunca parei para utilizar. O configurei de um modo básico para começar de leve, não adianta tentar colocar a sua vida inteira de primeira para testar a ferramenta, você com certeza vai se perder. Coloque tarefas básicas e depois vai adaptando.
Meus cadernos (ou marcadores no keep)
Criei somente 2 cadernos: Trabalho e Pessoal.
Em Trabalho cadastro as tarefas que tenho no decorrer do dia: “Revisar efeito transition do menu vertical”, “Definir com Fulano de Tal layout da agenda de times nos widget’s”, “Subir em produção as alterações do header” e afins. Em Pessoal, tarefas que foi me surgindo ao longo do dia: “Mercado: comprar maçã e farinha de aveia”, “Estudo: ler dois artigos da pasta temporários”, “Curso de inglês: terminar exercício daily routine”, etc etc.
Conforme vou realizando as tarefas, adiciono uma etiqueta a elas com o nome de Feito para organizar. Hoje em dia já criei um caderno chamado “Curso de inglês” para separar as tarefas que não cabiam em Pessoal. Como eu disse, comece no básico e vá ajustando conforme a necessidade.
Ok, mas só isso te ajudou?
Não! Não ia adiantar nada eu saber o que tinha que fazer e o que já havia terminado, precisava esquecer um pouco as redes sociais, os vídeos do youtube e também o barulho do trabalho que acabava me atrapalhando para concentrar.
Foi ai que me calhou a testar outra indicação: sites que tem diferentes sons que simulam ambientes. Quando conheci no passado achei a maior “bizarrice”, mas depois de testar por alguns dias vi que realmente é útil.
Noisli: tem dois botões que te auxiliam conforme o seu objetivo: Relax ou Productivity. Também o botão Random para fazer uma mistura dos diversos sons ambiente que contém no site.
Defonic: bem similar ao Noisli mas o diferencial (e o que me faz utilizá-lo mais) é o som de Piano, coloco ele combinado com barulho da chuva e esqueço do mundo.
Existem diversas ferramentas para organizar suas tarefas e diversas formas para focar no trabalho ou estudos, há quem goste de ouvir rádio e não ligar para as propagandas na troca de músicas (não é meu caso), também já ouvi que música instrumental é ótimo para focar pois não tem o vocalista para atrapalhar com seu pensamento.
Quer ir além? Pesquise métodos de produtividade como Pomodoro, GTD ou afins. Não importa como ou com qual ferramenta, o ponto é ser produtivo e não se perder/esquecer das tarefas do dia a dia. De maneira organizada, você irá aproveitar ao máximo o dia e ganhar um tempo extra para relaxar ou realizar novas tarefas.