patrocínio:

Framer X: React, meet design

Um produto que promete juntar design e código mobile.

por Diego Eis 19/06/2018 Comentários ~ 3 min. / 578 palavras

Desde o artigo que eu escrevi há mais de um ano atrás sobre o fim da profissão front-end como conhecemos hoje, tenho acompanhado de perto as iniciativas do mercado de tentar minimizar o trabalho braçal de produção de código, automatizando as partes mais repetitivas do processo, liberando cada vez mais espaço para que designers e desenvolvedores possam usar seu tempo com coisas mais importantes. Deixar o trabalho pesado, repetitivo, enfadonho para a máquina é a tacada mais inteligente a se fazer, e na verdade já fazemos isso o tempo inteiro com os task runners da vida.

Agora, a implementação de layouts pode ficar ainda mais fácil com o Framer X. A ideia ainda se restringe ao design x código mobile (que pra mim, como é um ambiente mais controlado, pode ser uma das primeiras áreas a receber automatizações mais densas). O Framer X é um produto totalmente novo da Framer, que já é conhecida por seus plugins de prototipagem para o Sketch. O Framer X permite usar componentes para construir sistemas de design baseados em React e ES6.

A ideia ainda não é fazer coisas malucas e apps inteiros em React native e tal, mas facilitar, nesse primeiro passo, a criação de gráficos, layouts responsivos, fluxos de tela etc.

Essa abordagem também está sendo usada pela Supernova, que é uma outra iniciativa que transforma design em código mobile nativo, simplesmente acabando com o abismo que existe entre design e desenvolvimento mobile.

O site da Framer ainda não traz tantos detalhes do funcionamento ou de como eles fizeram essa tecnologia, mas com certeza eles darão mais detalhes quando lançarem realmente o produto, que hoje está em beta, com lista de espera.

Leia mais sobre o assunto

Se você quiser ler mais sobre as iniciativas de automatização de código que tenho acompanhado, veja a lista de links abaixo:

Últimos meses

Dados reais no design

Sobre não usar texto fake em layouts

WebAssembly

Sobre o cenário das ferramentas de front-end