Hierarquia de arquivos do WordPress

Para criar um bom theme para WordPress, você precisa conhecer bem a estrutura de arquivos que são utilizados no construir estes themes. São usados vários arquivos que setorizam as várias funcionalidades do blog ou site. Veja abaixo arquivos que são normalmente utilizados: Página de Erro 404 – 404.php Histórico e Arquivo – archive.php Index de

Para criar um bom theme para WordPress, você precisa conhecer bem a estrutura de arquivos que são utilizados no construir estes themes. São usados vários arquivos que setorizam as várias funcionalidades do blog ou site. Veja abaixo arquivos que são normalmente utilizados:

  • Página de Erro 404 – 404.php
  • Histórico e Arquivo – archive.php
  • Index de Histórico e Arquivo – archives.php
  • Página de uma Categoria – category.php
  • Comentários – comments.php
  • Rodapé – footer.php
  • Cabeçalho – header.php
  • Links – links.php
  • Home e Principal – index.php
  • Páginas – page.php
  • Post – single.php
  • Formulário de busca – searchform.php
  • Resultados de busca – search.php
  • Sidebar – sidebar.php
  • Stylesheet – style.css

O WordPress usa as Query String de cada link do seu site para saber qual arquivo ele deve mostrar na página. Ele decide qual tipo de página será requisitada – uma página de busca, categoria, a home etc.

Ele procura esses arquivo dentro do diretório do seu template. Caso o WP não encontre o arquivo requisitado, ele escolhe o template padrão do index.php para ser usado. Há uma hierarquia de arquivos de template que o WordPress irá requisitar caso ele não encontre o correto.

Por exemplo: imagine que seu visitante clique em um link de seu site que o leve para dentro de uma categoria. O WordPress irá procurar o arquivo referente a categoria personalizada. Suponha que o ID da categoria seja 40, ele procuraria o arquivo category-40.php, que é o arquivo que personaliza a página desta categoria. Caso ele não o encontre, o WordPress procura pelo arquivo genérico que gera as páginas de categorias, no caso o category.php. Contudo, se ele não encontrá-lo também, ele procurará o archive.php que é o documento que gera as páginas de históricos e arquivos. Caso ele também não o encontre, ele irá utilizar o arquivo principal index.php

Assim, seu sistema/blog/site não fica com erros por não encontrar um determinado documento.

Abaixo segue a hierarquia de alguns arquivos. Você pode ver muito mais detalhes aqui.

Home Page
  1. home.php
  2. index.php
Visualizando o post
  1. single.php
  2. index.php
Páginas
  1. nomedapagina.php – Seria um arquivo para uma página especifica personalizada
  2. page.php
  3. index.php
Category display
  1. category-id.php – Categoria específica, onde o ID é o número de identificação da categoria
  2. category.php
  3. archive.php
  4. index.php
Histórico
  1. date.php
  2. archive.php
  3. index.php
Tag
  1. tagslug.php – Arquivo personalizado para uma tag específica
  2. tag.php
  3. archive.php
  4. index.php
404
  1. 404.php
  2. index.phpc

Na documentação do WordPress há um diagrama muito esclarecedor:

Muitos desenvolvedores por aí, aconselham que você comece seu theme a partir de um já pronto. Eu já vou além e sugiro que você comece fazendo os arquivos à medida em que for precisando dos arquivos. Assim você evita grandes quantidade de documentos inúteis na pasta do seu template. Isso é muito importante caso você esteja fazendo um site, por exemplo. Quanto mais organizado e menor a quantidade de arquivos, melhor. Mesmo assim, não atole todas as funções no index.php. Divida cuidadosamente as seções do site para não haver confusão em apenas um arquivo.

É possível saber quais os arquivos você precisará utilizar em seu template logo quando recebemos os documentos em HTML. Você pode utilizá-los como base para a criação dos arquivos dos templates. É a melhor maneira de começar criando um theme do zero.

No site do WordPress há outras muitas informações importantes sobre a Hierearquia dos Arquivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *