Acesse nosso Fórum

Instalando e configurando NGINX via Homebrew

Instalando NGINX no Mac com Homebrew Faz um tempo que deixei de usar Apache como Web Server padrão, tanto no servidor do Tableless, quanto para projetos pessoais. Se você quiser instalar o NGINX no seu Mac, usando Homebrew, basta seguir os passos abaixo: brew install nginx Feito isso, o NGINX já deve estar rodando. Para testar, rode o comando abaixo: sudo nginx Agora entre em localhost:8080 pelo seu navegador.

por Diego Eis 12/01/2017 Comentários

Instalando NGINX no Mac com Homebrew

Faz um tempo que deixei de usar Apache como Web Server padrão, tanto no servidor do Tableless, quanto para projetos pessoais. Se você quiser instalar o NGINX no seu Mac, usando Homebrew, basta seguir os passos abaixo:

brew install nginx

first-command

Feito isso, o NGINX já deve estar rodando. Para testar, rode o comando abaixo:

sudo nginx

Agora entre em localhost:8080 pelo seu navegador. Deve aparecer uma tela mais ou menos igual a essa:

nginx-works

Feito isso, vamos agora configurar nosso NGINX. Primeiro, vamos querer mudar a porta onde o NGINX está respondendo que é 8080 para 80. Para tanto, pare o servidor do NGINX:

sudo nginx -s stop

Para que não dê alguma treta obscura, pare o Apache também.

sudo apachectl stop

O arquivo de configuração do NGINX no Mac, via Homebrew fica nesse endereço /usr/local/etc/nginx/nginx.conf. Abra-o com seu editor de texto predileto.

Você vai perceber que há uma série de configurações default. Provavelmente, na linha 36 vai estar o bloco server, com a opção da porta. Mude para 80. Salve e reinicie o NGINX.

sudo nginx

Abra seu navegador no localhost. Deve estar funcionando.

Mudando o path default

Aqui no meu Mac, eu gosto de usar os projetos na pasta ~/Sites. Por default, o Brew diz que a pasta default é /usr/local/Cellar/nginx/3.2.1/html, onde 3.2.1 é a versão do seu NGINX. Para descobrir a versão do seu NGINX, basta digitar nginx -v no seu terminal. O meu retornou nginx version: nginx/1.10.2.

Abra novamente o nginx.conf. Provavelmente ali na linha 44, vai ter algo assim:

location / {
    root   html;
    index  index.html index.htm;
}

Mude o root html para root [endereço da pasta]. Aqui no meu ficou assim:

location / {
    root   /Users/diegoeis/Sites;
    index  index.html index.htm;
}

Tudo já deve estar funcionando agora.