Tableless

Busca Menu

JAVA – A ORIGEM

Seja o primeiro a comentar por

Nossa história começa em 1991, quando um grupo de empregados da Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo, tais como o  PDA (Personal Digital Assistant), o projeto recebeu o nome de Projeto Green, e James Gosling assumiu sua coordenação.

A ideia era possibilitar a criação de programas portáveis que pudessem ser executados em diversos dispositivos. Mais a equipe teria que desenvolver programas específicos para cada tipo de dispositivo, dai surgiu a ideia de desenvolver um sistema operacional que permitiria a utilização de seus programas pelos mais diversos tipos de equipamento. A nova linguagem foi batizada de Oak (carvalho), uma referência ao carvalho que James Gosling visualizava a partir de seu escritório. O sistema operacional que foi desenvolvido, foi chamado de GreenOS, e junto com ele foi construída uma interface gráfica padronizada.

Após  ter um sistema operacional e uma interface gráfica, a equipe desenvolveu um avançado PDA chamado de Star7, a Sun Microsystems participou de uma competição pública para o desenvolvimento de uma tecnologia para TV a Cabo interativa, onde seria aplicado o Star7, no entanto ela perdeu essa competição, mesmo sendo um produto de alta qualidade o mercado ainda não estava preparado para o Star7. Perto de cortar o financiamento do projeto, a Sun decidiu abandonar a ênfase nos dispositivos eletrônicos e se voltar para a internet que já começava a crescer.

O nome da linguagem desenvolvida pelo projeto Green foi mudada de Oak para Java, que  foi uma homenagem à uma ilha da Indonésia de onde os Norte-Americanos importavam o café que era consumido pela equipe de James Gosling. Ate 1994, não havia uma aplicação definida para o Java. Foi quando Jonathan Payne e Patrick Naughton criaram um novo navegador para Web que podia executar programas escritos em Java (applets), batizado de Web Runner. E em 1996, em uma iniciativa inédita, a Sun Microsystems resolveu disponibilizar gratuitamente um kit de desenvolvimento de software para a comunidade, que ficou conhecido como Java Developer`s Kit (JDK). Desde então a aceitação da tecnologia Java cresceu rapidamente entre empresas e desenvolvedores. A Sun Microsystems lançou o JDK 1.1 com melhorias significativas para o desenvolvimento de aplicações gráficas e distribuídas. Depois disso, a empresa continuou lançando novas versões gratuitas com novas melhorias e recursos.

Em abril de 2009, a Oracle ofereceu US$ 7,4 bilhões pela aquisição da Sun Microsystems e a proposta foi aceita. Essa aquisição deu à Oracle a propriedade de vários produtos, incluindo o Java e o sistema operacional Solaris. Em comunicado, a Oracle afirmou que o Java foi o software mais importante adquirido ao longo de sua história. Muitas especulações foram feitas a cerca do futuro do Java depois de passar a ser propriedade da Oracle. Mais com certeza essa aquisição contribuiu muito para que o Java tivesse um salto qualitativo.

Publicado no dia