Em outubro de 2010 escrevi um artigo aqui mesmo no Tableless sobre a associação dinâmica de eventos. Na época, reinava uma confusão sobre quais métodos utilizar e quando utilizá-los. Eram três as opções: bind(), live() e delegate().
Com o lançamento da versão 1.7 do jQuery, dois métodos definitivos (assim espero) devem acabar com a confusão em torno da associação de eventos: os métodos on() e off().
Eventos diretos
A associação direta de eventos ocorre quando o seletor (ou escopo) é omitido nos parâmetros do on(). Por exemplo:
No código acima, o elemento com id #lnk-menu recebe uma associação no evento click para executar a função exibeMenu(). A associação ocorre de forma direta, ou seja, quando o on() é executado o evento passa a estar associado ao elemento, antes mesmo do clique ocorrer.
Essa opção equivale ao bind() e deve ser utilizada em casos de elementos únicos, ou com poucos elementos, para evitar problemas de performance.
Múltiplos eventos
Também é possível associar múltiplos eventos a um ou mais elementos. Para isso, basta passar um mapa onde cada chave representa um evento ao invés de um evento como string:
Removendo associações de eventos diretos
Remover associações de eventos diretos é simples:
Para remover eventos específicos, mantendo qualquer outra associação, basta informar o nome do evento:
Eventos delegados
A delegação de eventos (antigos live() e delegate()) ocorre quando passamos um ou mais seletores nos parâmetros do on. O evento não será
associado diretamente quando o código for executado, tampouco será executado para o seletor que chama o on() e sim para os elementos descendentes que se encaixem no parâmetro passado.
A associação ocorre quando o evento é acionado. Esse tipo de associação funciona tanto para elementos já presentes no DOM como para elementos criados posteriormente.
Removendo a associação de eventos específicos
Em alguns momentos será preciso associar eventos diretos e, ao mesmo tempo, delegar eventos. Nesses casos, é possível remover apenas os eventos delegados utilizando o parâmetro especial “**”.
Outra opção é remover a associação com base na função utilizada:
Namespaces
Uma importante implementação do on() é a possibilidade de utilizar namespaces nos eventos – uma grande novidade para desenvolvedores de plugins. Um evento pode, agora, ser associado a um namespace específico, facilitando o controle sobre associações específicas de um plugin ou uma funcionalidade.
Enviando dados para o evento
O método on() também permite enviar dados específicos para um evento. O objeto de dados fica associado ao objeto do evento.
No exemplo acima, cada link passa uma descrição diferente durante o evento. Essa descrição passa a ser o conteúdo dos elementos com a classe “.ativo”.
Este evento se autodestruirá…
O método .one() poderia ter entrado na lista dos métodos desconhecidos do meu último artigo, já que existe desde a versão 1.1 do jQuery. No entanto, junto com a implementação do .on() ele ganhou uma nova cara.
Sua implementação segue as mesmas regras do .on() com uma importante diferença: o evento associado é executado apenas uma vez. Após a execução a associação é automaticamente removida, seja ela uma associação direta ou delegada.
Caso o seletor possua mais de um elemento, o evento será associado uma vez a cada um deles, ou seja, cada elemento possuirá uma execução do evento.
Essas são as novidades com relação a eventos utilizando jQuery. Os métodos .on() e .off() devem “matar” seus antecessores (.live() e .delegate()) e padronizar de uma vez por todas a associação de eventos em aplicações.