Livro Introdução à Web Semântica

A inteligência da Informação.

por Diego Eis 23/09/2017 Comentários

Por que precisamos da Web Semântica? A Web de hoje não é suficiente? Estamos caminhando para uma Web com dados cada vez mais relacionados e abertos. A Web Semântica é uma extensão da nossa web atual, em que nós não vamos apenas ler e produzir conteúdo, mas usar as máquinas para relacionar e reutilizar essas informações da melhor maneira possível. Ela se baseia na ideia de que o conteúdo deve ter uma descrição digital, padronizada por vocabulários, que provê meios para as máquinas entenderem do que aquilo se trata, de modo que os computadores possam interpretar, gerar e distribuir conteúdo útil, de acordo com as necessidades dos usuários.

Se você trabalha com internet já deve ter ouvido falar ou pelo menos lido um ou dois artigos sobre Web Semântica. Ela nunca foi o assunto da moda nos blogs ou palestras, mas tem uma importância enorme na vida das pessoas. Pouco se fala por aí sobre como usar a informação disponível na internet a favor das pessoas. Empresas como Google, Facebook e Microsoft já tem conseguido benefícios da Web Semântica, e muitas vezes o que chamamos de “Inteligência Artificial” é na verdade Web Semântica levada sério.

Pensando nisso, quis escrever um livro que fala sobre a teoria da Web Semântica e como ela funciona. Não é um livro altamente técnico (poderia ser), é um livro para qualquer um ler e entender como a informação tem um papel importante na internet, e como seu relacionamento pode ser a grande virada para a extensão da Web atual.

É com muito prazer que aviso que o livro Introdução à Web Semântica: A inteligência da informação foi lançado hoje pela editora Casa do Código. A versão e-book está sido por apenas R$29,90. Tive o prazer de ter o prefácio escrito pelo grande Newton Calegari, Gestor de Projetos no W3C e editor da documentação Data on the Web Best Practices.

Um agradecimento especial para o Pablo e o Pothix por terem me ajudado a revisar o livro na sua versão embrionária, tanto para achar partes do livro que estavam sem sentido, quanto para me dar um norte do que poderia ser melhor. :-D

Espero que o livro ajude vários desenvolvedores a entenderem um pouco mais sobre Web Semântica, instigando a pesquisa do assunto.

Compre o livro aqui! Use o código DEisWS15x para ter 15% de desconto até dia 30/09/2017!

Se você já leu o livro, por favor, faça um review ou dê sua nota (estrelinhas) lá no GoodReads!

Aproveite e veja o livro Guia Front-end

Eu já escrevi um livro anterior, onde tento mostrar as tecnologias importantes para uma pessoa iniciar na área de front-end. Geralmente um iniciante na área tem dúvidas, falta de tempo, tecnologias, mercado, mais dúvidas. Será que existe um verdadeiro caminho das pedras que devemos percorrer para nos tornarmos bons e verdadeiros desenvolvedores front-end? O que estudar? Qual blog ler? Que fóruns acompanhar? Como participar da comunidade? Será que estou no caminho certo?

Se você é desenvolvedor front-end, quer entrar na área ou busca se tornar um grande profissional, essas dúvidas já devem ter passado por sua cabeça.

Neste livro, eu falo sobre o mundo de desenvolvimento web por meio de uma análise franca e objetiva de diversas tecnologias adotadas, necessidades do mercado e postura profissional. Você não vai aprender diretamente sobre essas tecnologias aqui, mas certamente vai desenvolver um senso mais apurado e uma nova forma de olhar para elas, o que é fundamental nesse mundo de aprendizado não linear.

Compre o livro Guia Front-end. Use o código DEisWS15x para ter 15% de desconto até dia 30/09/2017!