Em 2014 o Google apresentou o Material Design: um guia para redefinir o visual de aplicativos. Vários aplicativos aderiram ao Material Design, como por exemplo, o WhatsApp, que mudou por completo o visual.
Para facilitar ainda mais a vida do usuário, o Google anunciou uma ferramenta para introduzir o Material Design em websites, chamado de Material Design Lite (MDL).
Assim como qualquer outro framework, o MDL oferece uma documentação e vários exemplos para facilitar a aplicação em websites. O nome “Lite” – segundo o Google – dá-se pela extrema facilidade, pouca dependência e também pelo tamanho do pacote (aproximadamente 27KB gzipped).
MDL torna fácil adicionar o estilo “material design” aos seus websites. (…) É um framework agnóstico, isto é, significa que pode ser usado com quaisquer uma das ferramentas que surgem rapidamente no horizonte front-end. MDL é leve de carregar e estritamente focado em aplicar o “material design” aos websites.
O MDL é compatível com todos os navegadores modernos: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e o novo Microsoft Edge que acaba de chegar no Windows 10. E claro, o MDL é responsivo.
Assim como aconteceu nos aplicativos, é bem provável que veremos daqui para frente muitos websites aderindo a concepção do MDL, e, segundo informações do artigo do Google, o pessoal de lá não vê a hora que isso aconteça.
Mal podemos esperar para ver os belos, modernos, sites responsivos que você irá construir com Material Design Lite.
O link do Google Developers para o artigo de divulgação do MDL no Medium é este aqui.