Tableless

Busca Menu

Meddlers – Aprendendo a estruturar equipes

Seja o primeiro a comentar por

Estruturar uma equipe não é fácil. Você aprende isso abre uma empresa, quando passa a ser gestor, quando faz parte de uma equipe com gestão democrática, quando entrevista alguém, etc, etc, etc… Quando você encontra as pessoas certas e acha que a pior parte já passou, você se engana totalmente. Você percebe que a parte mais difícil é saber colocar essas pessoas certas nos lugares corretos.

Há um jogo muito interessante chamado Meddlers cujo o objetivo é melhorar a forma com que estruturamos equipes para diversos tipos de projetos e ambientes. Com o Meddlers você consegue visualizar e discutir estruturas organizacionais de uma maneira clara.

Como funciona

Este exercício é bem simples: os jogadores irão desafiar uns aos outros explicando uma situação, um objetivo e um número de restrições. Dois exemplos:

  • Você tem uma unidade de negócio com 18 pessoas (essa é a restrição), responsável por 2 grandes clientes e também outros 2 pequenos (essa é a situação). Como você organizaria uma estrutura de equipe para esse cenário (este é o objetivo)?
  • Você tem uma startup com 15 pessoas (restrição). Você oferece um serviço para milhares de consumidores diferentes (situação). Como você organizaria uma estrutura de equipe que pudesse crescer facilmente (objetivo)?

O resultado do exercício precisa ser uma estrutura organizacional consistente de um ou mais times, onde cada time pode ter uma ou mais regras. Você pode criar times funcionais ou multi-funcionais. Você pode fazer combinações de diversos profissionais de várias especialidades.

Material

Para jogar, você vai precisar do kit em PDF encontrado aqui.

Regras

São apenas duas regras simples, sendo elas:

  1. Um time funcional deve conter apenas pessoas de uma mesma espécie, ou seja, se existe um time funcional de front-end, neste time não pode haver um UX. Se há um time funcional de back-end, não pode existir nesse time um front-end.
  2. Conecte os lados dos times, para visualizar que os times se colaboram entre si, provendo um valor para o outro.

example-meddler

Se quiserem, os jogadores podem criar e modificar essas regras ou incluir mais restrições. Assim o jogo pode ficar mais difícil e desafiador. As restrições do jogo são sugeridas para colocar pessoas nos times, limitando por exemplo times que não tenham mais do que 10 membros.

Veja abaixo os “elementos” que você pode adicionar em cada time:

referencia-meddlers

É interessante que o jogador explique quais os benefícios e riscos da estrutura criada por ele.

O objetivo geral do jogo é facilitar a discussão sobre a estrutura organizacional, onde múltiplas equipes trabalham em múltiplos projetos e quais os problemas encontrados na estrutura e quais as estratégias para superar estes problemas.

Digam-me quais foram as experiências quando aplicarem o jogo.

Publicado no dia