Metadados são dados sobre dados. Informações sobre a própria informação. Metadados são estruturas de informações que descrevem características de uma fonte de informação.
Metadados servem para ajudar seres humanos ou máquinas a localizar e descrever informações, melhorando o gerenciamento e uso destas informações.
Existem uma série de padrões para se criar Metadados, mas por você ser um possível profissional que trabalha com web, a que vai te interessar mais são as Metatags.
Metatags são tags do HTML que lhe permitem inserir informações sobre o website. Você às utiliza para informar seres humanos e aplicações, embora sejam as aplicações que fazem melhor uso destas informações.
As metatags são colocadas dentro da tag HEAD do seu documento HTML. Abaixo veja um exemplo de sintaxe:
<meta name="description" content="Tableless.com.br - Site sobre melhores práticas de desenvolvimento utilizando Padrões Web." />
Sistemas de buscas como Google utilizam as metatags para mostrar informações sobre o site nos resultados de busca.O Google especificamente ignora as metatags de Keywords, mas utiliza muito a metatag Description para exibir a descrição dos sites nos resultados de busca.
Diferença entre metatags HTTP-EQUIV e NAME
Quando o usuário clica em algum link na página, o servidor recebe uma requisição do browser via protocolo HTTP (uma série de regras que definem um diálogo entre o cliente e o servidor – mais aqui). O servidor dá uma série de repostas ao browser, que por sua vez mostrará na tela o que o servidor mandar.
Quando você utiliza o uma metatag HTTP-EQUIV, você controla alguns destes comandos, como por exemplo o cacheamento da página ou redirecionamento para outro endereço.
Já os metatags NAME não utilizam este tipo de conversa. Eles são responsáveis apenas em passar informações sobre o website para sistemas ou aplicações – como sistemas de busca.
Metatags importantes para uso
Description
<meta name="description" content="Tableless.com.br - Site sobre melhores práticas de desenvolvimento utilizando Padrões Web." />
A metatag description serve para informar uma descrição sobre o site. Nesta metatag você vai dizer para que serve o site, qual o assunto principal. É importante saber que os sistemas de busca indexam em média 250 caracteres desta metatag. Cuidade com este limite, pode ser que a descrição do site saia pela metade nos resultados de pesquisa.
Keywords
<meta name="keywords" content="xhtml, ajax, javascript, padroes web, tableless, desenvolvimento web">
Nesta metatag você colocará as palavras chaves relativas ao assunto do site. Se você utilizar algum CMS ou sistema de blogging – como o wordpress – é interessante que seja feito um estudo para inserir as tags das postas nestas metatags.
Robots
<meta name="robots" content="valor, valor, valor" />
Você pode controlar o que os robôs de busca irão indexar ou não indexar em sua página. Normalmente esta metatag é utilizada em alguma página que você não queira que o sistema de busca indexe.
- none: os robôs ignoram a página. É equivalente ao noindex e ao nofollow.
- noindex: a página não será indexada por um sistema de busca.
- nofollow: impede que os robôs de busca sigam os links da página.
- noimageindex: impede que as imagem sejam indexadas. Isso não inclui os textos.
- noimageclick: ignora links colocados diretamente em imagens.
- all: sem restrições de indexação
- index: robôs são permitidos para incluir esta página nas buscas.
- follow: robôs podem seguir os links da página para encontrar outras páginas.
Language
<meta name="language" content="pt-br" />
Você define qual a linguagem da página.
Author
<meta name="author" content="Diego Eis, Elcio Luiz Ferreira" />
Informa qual são os autores ou o autor da página.
Pragma
<meta http-equiv="pragma" content="no-cache" />
Informa que o navegador não deverá cachear a página.
É importante notar que não é necessário colocar muitas metatags em suas páginas. Apenas utilize aquelas que realmente serão úteis. Se você utiliza algo como o WordPress, é interessante encontrar plugins que ajudem na publicação de metatags nas páginas. Aqui no Tableless eu utilizo o Plugin para WordPress chamada AddMetaTags.
Uma lista maior de metatags você pode encontrar aqui: https://vancouver-webpages.com/META/. Há bastante informação também aqui.