Acesse nosso Fórum

Metatags – Breve introdução de uso e teoria

Metatags servem dar informação sobre seu site para sistemas de buscas ou outras aplicações. Metadados são estruturas de informações que descrevem características de uma fonte de informação.

por Diego Eis 11/01/2008 Comentários

Metadados são dados sobre dados. Informações sobre a própria informação. Metadados são estruturas de informações que descrevem características de uma fonte de informação.

Metadados servem para ajudar seres humanos ou máquinas a localizar e descrever informações, melhorando o gerenciamento e uso destas informações.

Existem uma série de padrões para se criar Metadados, mas por você ser um possível profissional que trabalha com web, a que vai te interessar mais são as Metatags. Metatags são tags do HTML que lhe permitem inserir informações sobre o website. Você às utiliza para informar seres humanos e aplicações, embora sejam as aplicações que fazem melhor uso destas informações.

As metatags são colocadas dentro da tag HEAD do seu documento HTML. Abaixo veja um exemplo de sintaxe:

<meta name="description" content="Tableless.com.br - Site sobre melhores práticas de desenvolvimento utilizando Padrões Web." />

Sistemas de buscas como Google utilizam as metatags para mostrar informações sobre o site nos resultados de busca.O Google especificamente ignora as metatags de Keywords, mas utiliza muito a metatag Description para exibir a descrição dos sites nos resultados de busca.

Diferença entre metatags HTTP-EQUIV e NAME

Quando o usuário clica em algum link na página, o servidor recebe uma requisição do browser via protocolo HTTP (uma série de regras que definem um diálogo entre o cliente e o servidor – mais aqui). O servidor dá uma série de repostas ao browser, que por sua vez mostrará na tela o que o servidor mandar.

Quando você utiliza o uma metatag HTTP-EQUIV, você controla alguns destes comandos, como por exemplo o cacheamento da página ou redirecionamento para outro endereço.

Já os metatags NAME não utilizam este tipo de conversa. Eles são responsáveis apenas em passar informações sobre o website para sistemas ou aplicações – como sistemas de busca.

Metatags importantes para uso

Description

<meta name="description" content="Tableless.com.br - Site sobre melhores práticas de desenvolvimento utilizando Padrões Web." />

A metatag description serve para informar uma descrição sobre o site. Nesta metatag você vai dizer para que serve o site, qual o assunto principal. É importante saber que os sistemas de busca indexam em média 250 caracteres desta metatag. Cuidade com este limite, pode ser que a descrição do site saia pela metade nos resultados de pesquisa.

Keywords

<meta name="keywords" content="xhtml, ajax, javascript, padroes web, tableless, desenvolvimento web">

Nesta metatag você colocará as palavras chaves relativas ao assunto do site. Se você utilizar algum CMS ou sistema de blogging – como o wordpress – é interessante que seja feito um estudo para inserir as tags das postas nestas metatags.

Robots

<meta name="robots" content="valor, valor, valor" />

Você pode controlar o que os robôs de busca irão indexar ou não indexar em sua página. Normalmente esta metatag é utilizada em alguma página que você não queira que o sistema de busca indexe.

  • none: os robôs ignoram a página. É equivalente ao noindex e ao nofollow.
  • noindex: a página não será indexada por um sistema de busca.
  • nofollow: impede que os robôs de busca sigam os links da página.
  • noimageindex: impede que as imagem sejam indexadas. Isso não inclui os textos.
  • noimageclick: ignora links colocados diretamente em imagens.
  • all: sem restrições de indexação
  • index: robôs são permitidos para incluir esta página nas buscas.
  • follow: robôs podem seguir os links da página para encontrar outras páginas.

Language

<meta name="language" content="pt-br" />

Você define qual a linguagem da página.

Author

<meta name="author" content="Diego Eis, Elcio Luiz Ferreira" />

Informa qual são os autores ou o autor da página.

Pragma

<meta http-equiv="pragma" content="no-cache" />

Informa que o navegador não deverá cachear a página.

É importante notar que não é necessário colocar muitas metatags em suas páginas. Apenas utilize aquelas que realmente serão úteis. Se você utiliza algo como o WordPress, é interessante encontrar plugins que ajudem na publicação de metatags nas páginas. Aqui no Tableless eu utilizo o Plugin para WordPress chamada AddMetaTags.

Uma lista maior de metatags você pode encontrar aqui: http://vancouver-webpages.com/META/. Há bastante informação também aqui.