patrocínio:

Microsoft Edge pra MacOS

A Microsoft está liberando uma versão do Edge para MacOS.

por Diego Eis 20/05/2019 Comentários ~ 2 min. / 333 palavras

Eu me lembro de ter que fazer testes no Internet Explorer 5 do Mac por volta de 2001. Era um horror. Era o equivalente a usar o IE4 no Windows. Havia uns bugs bizarros e não seguia muito bem os padrões web. O terror pra qualquer dev front-end.

O tempo passou e a Microsoft deixou de lado essa história de ter um browser para o Mac. O mundo evoluiu e a Microsoft também. Hoje, o Edge é o browser que substituiu o IE. É muito mais moderno, complacente com os padrões web… totalmente diferente daquele passado horroroso. E já que o contexto é diferente de 18 anos atrás, a Microsoft decidiu fazer uma versão do Edge pra Mac.

We are committed to building a world class browser with Microsoft Edge through differentiated user experience features and connected services.

Eles estão mantendo diversos padrões de uso do MacOS no browser, adaptando realmente o Edge a realidade dos usuários de Mac. Inclusive, colocando funcionalidades exclusivas, como compatibilidade com a Touch Bar.

Ok, mas qual a vantagem para os devs? A vantagem é que você não vai precisar ficar procurando uma versão do Edge pra Windows pra testar. Como o Edge é baseado no Chromium, isso grande a compatibilidade entre as versões do Edge nas diferentes plataformas.

For the first time, web developers can now test sites and web apps in Microsoft Edge on macOS and be confident that those experiences will work the same in the next version of Microsoft Edge across all platforms.

Acho que embora demorada, é uma decisão importante da Microsoft. Eles não estão tentando fazer pra conseguir a maior quantidade de usuários possível (estão sim, mas não é o principal objetivo), mas faz parte da mudança de comportamento que a Microsoft tem tido nos últimos anos.

A versão mobile do browser é muito boa e vale a pena testar. Se a versão desktop ficar legal também, será que bate o meu Opera? :-)

Tem Mac? Teste o Microsoft Edge hoje mesmo.