Monitores portáteis podem fazer com que dispositivos de tela dobrável finalmente façam sentido

A Asus planeja lançar este monitor OLED dobrável em 2024. A varejista de eletrônicos Abt Electronics capturou imagens dele em exibição na CES. O monitor possui chassi de metal e revestimento brilhante. O monitor pode ajudar os trabalhadores a adicionar rapidamente mais espaço de tela às configurações. Em seu vídeo, a Abt Electronics exibiu diferentes
Monitores portáteis podem fazer com que dispositivos de tela dobrável finalmente façam sentido
  • A Asus planeja lançar este monitor OLED dobrável em 2024. A varejista de eletrônicos Abt Electronics capturou imagens dele em exibição na CES.

  • O monitor possui chassi de metal e revestimento brilhante.

  • O monitor pode ajudar os trabalhadores a adicionar rapidamente mais espaço de tela às configurações.

  • Em seu vídeo, a Abt Electronics exibiu diferentes ângulos de visão do monitor.

  • Como outros dobráveis, o vinco pode aparentemente captar reflexos e brilho quando o dispositivo é dobrado.

  • Seleção de porta.

  • O monitor portátil virá com uma capa.

As telas dobráveis ​​​​têm se transformado em dispositivos de consumo nos últimos anos. Mas com o ceticismo sobre durabilidade, preço, qualidade de imagem e a necessidade de tais dispositivos, as telas dobráveis ​​não são populares. Com essas preocupações em mente, não tive muito interesse em possuir um gadget com tela dobrável, mesmo depois de usar um laptop dobrável por um mês. No entanto, o monitor portátil dobrável que a Asus está exibindo na CES em Las Vegas esta semana é uma aplicação de OLED dobrável que faz mais sentido para mim do que outras.

O ZenScreen Fold OLED MQ17QH da Asus, anunciado na terça-feira, é um monitor portátil de 17,3 polegadas que pode ser dobrado para um tamanho de 12,5 polegadas. O monitor possui 2560×1920 pixels para uma densidade de pixels de 184,97 pixels por polegada. Outras especificações incluem reivindicação de cobertura de 100 por cento DCI-P3 e certificação VESA DisplayHDR True Black 500.

Quando penso nas maneiras como uso monitores portáteis, a capacidade de dobrar faz mais sentido do que com outros tipos de dispositivos. Por exemplo, adoro trabalhar ao ar livre sempre que possível, e uma tela extra de 17,3 polegadas fácil de transportar tornaria mais viáveis ​​longas sessões de trabalho com um laptop ultraportátil. Os 17,3 polegadas do Fold OLED são quase o tamanho maior para um monitor portátil, mas a dobra e o peso comparativamente leve devem torná-lo mais transportável do que monitores de tamanho semelhante que não dobram ao meio.

Em relação às dimensões e peso, a Asus compara o monitor a um laptop fino e leve de 13 polegadas. O monitor pesa 2,58 libras – um peso notável para algo destinado a ser carregado (o menor Lenovo ThinkVision M14 pesa 1,3 libras, para comparação). Mas 2,58 libras ainda é o lado mais leve para um monitor da classe de 17 polegadas (o ROG Strix XG17AHP de 17 polegadas da Asus pesa 3,88 libras), e o dobrável da Asus é igualmente fino.

A Asus credita uma “dobradiça tipo gota d’água” ao tamanho fino do monitor. Tem 0,38 polegadas (9,7 mm) de espessura quando desdobrado, o que deve se traduzir em cerca de 0,76 polegadas (19,4 mm) quando o monitor está fechado.

O tamanho menor do ZenScreen Fold quando fechado o torna mais prático como dispositivo portátil e também não apresenta problemas de resfriamento típicos de dispositivos de computação como laptops e telefones.

Preocupações com vincos

Não vi o monitor dobrável da Asus pessoalmente, então só posso especular sobre a qualidade da imagem. O monitor ainda está sendo finalizado, mas com base em imagens e vídeos de pessoas que viram o ZenScreen Fold OLED pessoalmente na CES e na minha experiência com dobráveis, espero que a tela mostre um vinco que capta reflexos e/ou brilho quando dobrado . Mas considerando que um monitor portátil normalmente será aberto e plano, isso não importa da mesma forma que faria com outros tipos de dispositivos dobráveis.

No entanto, o que importa é se esse vinco ainda é visível quando o monitor está plano. É provável que um monitor portátil seja visto de diferentes ângulos, o que pode causar até mesmo um leve vinco. Pelo que vale, The Verge relatou que o vinco do monitor Asus parecia “desaparecer” quando plano, mas continuo muito cauteloso.

O anúncio do monitor da Asus mostrou confiança de que “dificilmente você conseguirá dizer que há uma dobradiça atrás da tela” quando ela estiver aberta por causa da dobradiça tipo gota d’água, que é o mesmo tipo de dobradiça que o Samsung Galaxy Z Fold 5 usa, conforme apontado por The Verge. O tipo de dobradiça supostamente proporciona uma sensação mais solta quando o dispositivo está fechado. A Samsung Display afirmou que isso coloca menos estresse na tela e minimiza a lacuna observada quando o dobrável é fechado. O anúncio da Asus observou que a dobradiça do monitor dobrável usa “centenas de peças”, que “quase eliminam[e] a lacuna.”

Um close da dobradiça, mostrado em vídeo pela Abt Electronics.

Prolongar / Um close da dobradiça, mostrado em vídeo pela Abt Electronics.

Porém, como acontece com qualquer outro dobrável, a durabilidade continua sendo uma preocupação. Um monitor portátil pode ser movido com frequência, e Ars viu em primeira mão o quão frágil uma tela dobrável pode ser, inclusive com designs com pequenos espaços.

Falando em diferentes ângulos de visão e visibilidade em exteriores (e em salas iluminadas), o uso de OLED sugere que este monitor não será tão brilhante quanto alguns monitores LCD portáteis. Isso pode limitar a visibilidade, dependendo do seu caso de uso. A Asus não compartilhou especificações de brilho para o ZenScreen Fold.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *