A lançou a primeira compilação de Servo, seu novo engine. Esta é a primeira demonstração que Jack Moffitt, líder do projeto na Mozilla, descreveu como “um mecanismo de navegação de última geração com foco no desempenho e robustez.”
Pacotes para o MacOS e Linux estão disponíveis para download aqui: Servo Developer Preview downloads. A Mozilla promete que os pacotes para Windows e Android estarão disponíveis “em breve” e você pode verificar todo o código fonte no GitHub. Viu por que eu gosto da Mozilla?
Para tentar facilitar a interação, a Mozilla fez este novo motor com uma interface totalmente HTML. Ele ainda não está totalmente compatível (tentei escrever este post, usando WordPress, pelo Servo, mas as telas ficam “meio” quebradas). A interface, por enquanto, está totalmente pelada. Não tem abas visíveis, não tem barra de endereço, não há sidebar, rodapé ou algo assim.
Moffitt disse que esta interface é “inteiramente escrita em HTML, CSS e JavaScript” e que “inclui muitas animações e interações ricas que você encontraria em aplicações nativas, mas que nem sempre funcionam bem em navegadores atuais.”