O GameGen-O da Tencent aumentou as apostas para videogames gerados por IA, permitindo a geração de jogos de mundo aberto limitados a partir de texto.
Essa tecnologia gerada proceduralmente visa reduzir drasticamente o tempo e o custo de construção de jogos de mundo aberto e o conteúdo com o qual os jogadores interagem. A Tencent trabalhou com estudantes em Hong Kong para desenvolver esse conjunto de dados de conteúdo de jogos, que pode gerar ambientes, personagens e ativos de jogos de forma independente.
O surgimento dessa tecnologia pode resultar em menores despesas gerais para os estúdios de jogos, que vêm reduzindo a força de trabalho na tentativa de economizar dinheiro nos últimos anos.
A equipe de pesquisa do GameGen-o acredita que “Ele ressalta o potencial dos modelos generativos para servir como uma alternativa às técnicas de renderização, que podem combinar eficientemente a geração criativa com capacidades interativas.”
Novo construtor de mundos de IA da Tencent
Tencent apresenta GameGen-O
Geração de videogame de mundo aberto
Apresentamos o GameGen-O, o primeiro modelo de transformador de difusão feito sob medida para a geração de videogames de mundo aberto. Este modelo facilita a geração de domínio aberto de alta qualidade simulando uma ampla gama de mecanismos de jogo… pic.twitter.com/DlBt9iiLYZ
-AK (@_akhaliq) 13 de setembro de 2024
Artistas e desenvolvedores passam meses criando personagens, ambientes, ações e eventos dos nossos jogos favoritos. A Tencent, a gigante chinesa por trás deste novo software de IA, tem um portfólio diversificado com participações em empresas globais de jogos. Riot Games de Valorant, Ubisoft Entertainment, Larian Studios de Baldur’s Gate 3 e Remedy Entertainment.
Os pesquisadores da IA nomearam o processo de criação desses ambientes de Conjunto de Dados de Videogames de Mundo Aberto (OGameData). Esse banco de informações de jogos supostamente inclui 150 jogos de última geração e 4.000 horas de videoclipes, de acordo com a Geeky Gadgets.
O software do jogo leva um processo de dois estágios para desenvolver o conteúdo, de acordo com os desenvolvedores do GameGen-O, são “pré-treinamento do modelo de fundação e ajuste de instrução. Na primeira fase, o modelo é pré-treinado no OGameData por meio da continuação de texto para vídeo e vídeo, dotando o GameGen-O com a capacidade de geração de videogame de domínio aberto. Na segunda fase, o modelo pré-treinado é congelado, e nós o ajustamos usando um InstructNet treinável, que permite a produção de quadros subsequentes com base em instruções estruturais multimodais.”
O processo ainda está em estágios iniciais, mas personagens como Geralt of Rivia, de The Witcher, John Marston, de Red Dead Redemption, e Jin Sakai, de Ghost of Tsushima, foram renderizados no OGameData, de acordo com a página de anúncio do GitHub.
Conforme relatamos, outras empresas, como o Google, fizeram avanços em conteúdo gerado por IA. A maior empresa de busca do mundo lançou um artigo que entrou em grandes detalhes sobre a GameNGen e seu processo para criar gameplay do tipo Doom em uma rede neural.