Está certo que o desenvolvedor é um bicho estranho, cheio de manias intratáveis e teimoso, mas muito teimoso. Mesmo assim há alguns pontos que podemos tratar antes que vire algo irrecuperável. Um destes pontos é a ganância por economizar código, seja ele qual for. Vamos pegar aqui exemplos de XHTML e CSS. Lembra do tempo que você trabalhava com códigos mais ou menos assim:`
…
Lembra?
Muitos faziam código deste modo e para economizar, não fechavam tags como TD ou TR. Os mais maníacos colocavam o código em uma linha. Bom, naquele tempo passado até que podíamos relevar porque o código era de fato terrível. Mas o que leva um sujeito optar a ter estes mesmos hábitos quando o desenvolvimento usa Padrões Web?
Sempre que estou dando alguma aula sobre XHTML e CSS, tento ressaltar que agora temos mais liberdade. Podemos (e devemos) fechar todas as tags sem medo de deixar o código mais pesado. Além do mais, você economizou alguns Kb só fazendo o site sem tabelas.
Código XHTML tem que ser identado, organizado, com todas tags fechadas e seus atributos bem colocados e com seus valores entre aspas. Nada de colocar tudo em uma linha e sair satisfeito com o resultado. Abuse da organização ela vai te aliviar das dores de cabeça e te livrar de problemas graves.
Mesma coisa acontece com o CSS. Alguns desenvolvedores resolvem por as propriedades em uma linha apenas. Isso prejudica a legibilidade do código, atrasa a manutenção e deixa o código sujeito a erros. Quebre linhas depois de cada propriedade. Mantenha o caminho completo nos seletores, como sugerido no post anterior.
Já vi muitos dos meus alunos com medo de deixar o código CSS com muitas linhas. Relaxe. No começo ele vai ficar com muitas linhas, vai mesmo. Meu primeiro CSS decente teve por volta de mil e poucas linhas! Não, não tinha organização nenhuma. Havia muito código redundante, vários hacks e milhares de conflitos e pra ajudar o site era enorme. Mesmo assim era muito melhor/menor que um site feito em tabelas.