O longo, longo projeto do Google Chrome para implementar uma nova plataforma de extensão do navegador aparentemente vai acontecer de verdade, após seis anos de movimento cauteloso.
Uma das primeiras maneiras pelas quais as pessoas estão vendo isso é se elas usam o uBlock Origin, uma extensão popular de bloqueio de anúncios, conforme observado pelo Bleeping Computer. Recentemente, usuários do Chrome têm visto avisos pop-up dizendo que “Esta extensão pode não ser mais suportada em breve”, com links pedindo ao usuário para “Remover ou substituir por extensões semelhantes” da Web Store do Chrome. Você pode ver um aviso semelhante em algumas extensões se for para a página de extensões do Chrome (chrome://extensions).
O que está acontecendo é que o Chrome está se preparando para tornar o Manifest V3 obrigatório para extensões que desejam rodar em sua plataforma. Anunciado pela primeira vez em 2018, a última palavra sobre o Manifest V3 foi que as extensões V2 começariam a ser lançadas no início de junho nos canais de atualização Beta, Dev e Canary. Os usuários poderão reativar manualmente as extensões V2 “por um curto período”, disse o Google, “mas com o tempo, essa alternância também desaparecerá”. A mudança para implantações corporativas do Chrome deve ser adiada até junho de 2025.