O que aprendi em 5 dias como Front-end, e uma pergunta: você esta preparado para se tornar um desenvolvedor?

Gostaria de partilhar um pouco de minha experiência como front-end. e neste link explico como consegui uma vaga na área front-end. Minha experiência com o Centro de Treinamento. Tudo no inicio pra mim foi uma aventura, uma história curta e imprevisível, cheia de quebras de paradigmas, dogmas, conceitos e preconceitos. Acho bem claro, que cursos técnicos e faculdades não te preparam para o mercado de trabalho, apenas te dão um norte de como fazer algo e um bocado de coisas mais, pois para se tornar um desenvolvedor existem alguns pontos a serem esclarecidos.

por DaniloAgostinho 13/01/2017 Comentários

Gostaria de partilhar um pouco de minha experiência como front-end. e neste link explico como consegui uma vaga na área front-end. Minha experiência com o Centro de Treinamento.

Tudo no inicio pra mim foi uma aventura, uma história curta e imprevisível, cheia de quebras de paradigmas, dogmas, conceitos e preconceitos. Acho bem claro, que cursos técnicos e faculdades não te preparam para o mercado de trabalho, apenas te dão um norte de como fazer algo e um bocado de coisas mais, pois para se tornar um desenvolvedor existem alguns pontos a serem esclarecidos.

Por isso, vou listar para vocês algumas coisas que nunca encontrei em post técnico, revista, livro, faculdade, curso técnico ou algo parecido.

Além da tecnologia

Vou te contar um segredo, para se tornar um Desenvolvedor de sucesso, é preciso ir além da Sintaxe. Não basta ter um código bonito, bem indentado, bem organizado, e nem venha me falar de teoria. Eu era um cara que achava que as empresas deviam me valorizar pelo simples fato da teoria estar em minha cabeça.  Hahaha oh ilusão!

É preciso mostrar/criar algo para que as pessoas acreditem de fato, que você manja das paradas entende!! Algo que as surpreenda, que demonstre o seu potencial,  pois as vezes, elas esquecem que somos seres humanos e criamos coisas para humanos iguais a nós.

Então, mediante a isto, gostaria de quebrar alguns paradigmas, afim de demonstrar como podemos agir. Se você é uma pessoa que:

  • Não aceita brincadeiras, apelidos;
  • Críticas construtivas;
  • Pensamentos diferentes;
  • Outras culturas.

Você terá grandes problemas, pois a maioria das pessoas que sonham em se tornar um(a) Desenvolvedor(a), criam uma expectativa de que não vão precisar interagir com o próximo. Eu pensava assim, mas mudei de opinião, precisamos do outro, até quando nos prejudicam, pois eles sempre estão nos ensinando algo.

E tudo, é questão de aprendizado. Basta observar de um ângulo que permita a compreensão, sem que haja a necessidade de um pré-julgamento.

Quais são seus preconceitos?

Na moral, vai por mim: não adianta escondê-los. Suas ações demonstram quem você é de fato!!

Nossos preconceitos atrapalham nossas vidas de diversas maneiras. Como você irá se tornar um programador de sucesso, se o preconceito te atrapalhar a pensar fora da caixa, a aprender com as outras pessoas, e a usar aquela lógica de programação que você tanto estuda nos livros?

Aprenda a pensar

Eu sempre fui um cara que fazia tudo no automático. Hoje, estou tentando respirar fundo, ler algo, pensar sobre isso, para depois realizar alguma ação. Isso ajuda demais!

Somos pagos pra pensar e assim criar. Não dá pra ser distraído!

Você vai errar isso é fato — aprenda com os erros

Foco e desafio

Outras pessoas já erraram antes de nós, e para aprender é preciso tentar várias vezes. E não há nada de errado em recomeçar de novo.

Estou estudando uma forma de aprender com os erros, e gostaria de compartilhar com você. Funciona assim:

  1. Entenda que a primeira vez você pode errar;
  2. Dê um jeito de Documentar em que ponto/linha você errou;
  3. Refaça a tarefa do ponto que você errou;
  4. Use um sistema de controle de versão para criar branches;
  5. Peça feedback’s pros seus colegas de trabalho.

Isso serve também para tarefas não técnicas. Revise seu dia, anote seus erros e aprenda com eles.

Não existe o Pica das Galaxias

Talvez seja frustante descobrir isso, mas é verdade . Até aquele cara mais impressionante que você conhece, tem seus defeitos, problemas e inseguranças.

Vai por mim: você sabe de coisas que ele pode não saber. Por isso, é importante um diálogo com pessoas que você admira. Não tem bicho de sete cabeças ,  é só ir lá e trocar uma ideia de boa. 🙂

Conselho final

Estude, estude e admita que não sabe de tudo, pois pra que pagar de dono do saber e não passar de 45 Dias numa empresa? Hahaha!!

Eae, você está preparado(a) para se desconstruir e se tornar melhor no que faz?

Espero ter ajudado alguém. Se viu algo que não gostou, deixe uma crítica construtiva  para eu poder melhorar.

Grande Abraço! 😉

Try the free CSS tidy which lets you beautify stylesheets for your websites.