Os jogadores de PC continuam fiéis ao Windows 10 em vez do Windows 11, quase três anos após seu lançamento.
A última pesquisa de hardware e software do Steam, lançada em julho, revelou que o Windows 11 teve uma queda no uso, caindo abaixo de 46%. Isso marca um declínio de 0,82% desde junho. Por outro lado, o Windows 10 está se mantendo forte, com um aumento de 0,74% e conquistando 50,16% dos usuários.
No entanto, as preferências dos jogadores de PC podem não ser atendidas por muito mais tempo. Espera-se que a Microsoft pare de fornecer suporte técnico, atualizações de segurança e atualizações de recursos para o Windows 10 em 14 de outubro de 2025, deixando um pouco mais de um ano para um forte desempenho do Windows 10 (embora você possa pagar por uma extensão disso). Espera-se que o Windows 11 ultrapasse o Windows 10 antes desse tempo.
Quais são as diferenças entre o Windows 10 e o 11?
O desempenho dos jogos é praticamente o mesmo em ambos os sistemas operacionais, embora o Windows 10 ofereça melhor desempenho em parte, graças ao seu recurso de isolamento de núcleo, em vez de habilitar a integridade da memória por padrão, como no Windows 11. Alguns motivos para a relutância das pessoas em migrar para o Windows 11 podem estar mais no hábito do que no desempenho real, com as pessoas preferindo continuar com o que conhecem.
A Microsoft incluiu alguns recursos no Windows 11 projetados para atender aos jogadores, incluindo Auto HDR para ajudar a melhorar a aparência de jogos mais antigos, DirectStorage para otimizar a transferência de dados entre o disco rígido e a GPU, iluminação dinâmica, uma barra de controle e uma aba de jogos dedicada.
No entanto, alguns jogadores afirmam que o Windows 11 não oferece desempenho superior ao Windows 10, apesar de ser o sistema operacional mais novo. Quando se trata de desempenho de quadros por segundo (FPS), por exemplo, jogos com uso intensivo de gráficos como Modern Warfare 3, Battlefield 2024, Cyberpunk 2077 e Rainbow 6 Siege são conhecidos por apresentar melhor desempenho no Windows 10 do que no 11.
De qualquer forma, a escolha provavelmente será removida em breve. O ano que vem marcará dez anos desde o lançamento do Windows 10 e o fim do suporte para o sistema operacional, apesar das petições para que isso fosse adiado.