patrocínio:

Opera Touch o novo browser do Opera

Conheça o mais novo browser para Smartphones

por Diego Eis 01/10/2018 Comentários ~ 3 min. / 531 palavras

O Opera lançou hoje para iOS, dia 01 de Setembro de 2018 o seu novo browser para dispositivos móveis e smartphones, o Opera Touch. A versão Android está disponível desde Abril deste ano.

Antes do Opera Touch, os usuários lidavam com o Opera Mini, que era uma evolução do seu antigo browser, muito popular desde o tempo dos feature phones.

Um dos principais recursos do novo Opera Touch é que a navegação foi projetada para ser usada com apenas uma mão, facilitando a navegação na Internet. O novo Opera Touch tem um design “mais moderno” que a versão do Opera Mini.

O Opera diz que o novo navegador foi projetado para “corresponder à beleza, velocidade e facilidade de uso da nova linha do iPhone”. Maciej Kocemba, Gerente de Produto da Opera Touch, disse: “Estamos lançando o Opera Touch na hora certa com o novo iPhone XS, XS Max e XR da Apple porque acreditamos que nosso navegador é o perfeito para tornar esses novos dispositivos realmente brilhantes.” E ainda acrescenta: “Os novos telefones de hoje têm grandes e belos exibe, mas os navegadores convencionais ainda precisam se adaptar a esse desenvolvimento. Nosso produto é voltado para pessoas que desejam apreciar plenamente seus iPhones. ”

O Opera quer que os usuários do iPhone experimentem o Opera Touch como uma alternativa ao navegador Safari. Eu adoro o Safari, tanto para Desktop quanto para Mobile. O problema é que falta algumas features interessantes que existem no Opera para Desktop e também agora o Opera Touch, que me fazem falta, por exemplo, cryptojacking protection, adblocker embutido, VPN, compatibilidade com os addons do Chrome, velocidade de abertura de páginas e etc.

Citando um relatório do StatCounter, a empresa afirmou que 95% dos usuários de iOS nos EUA usam o navegador padrão do dispositivo, que é o Safari. Kocemba disse: “Assistimos a essa situação antes, com um navegador da web alcançando uma posição dominante no mercado. Isso atrasa seu progresso. Queremos incentivar os usuários do iPhone a experimentar algo novo: um navegador cuidadosamente projetado que lhes proporcione uma melhor experiência na Web em seus lindos telefones. ”

Essa é a comparação com o Safari que o Opera fez com o seu novo browser. Veja que existem até algumas similaridades… Realmente conseguiram fazer um bom trabalho de design.

Uma grande feature é o Flow, que permite que você envie links para seu browser de desktop. Atualmente todos os browsers tem algum tipo de sincronização de tabs abertas nos dispositivos, o ponto é que você pode fechar sem querer essas abas ou você pode ter um milhão de abas abertas (que é o que acontece normalmente) nos seus dispositivos. Logo, o Flow funciona como um “bate papo”: você manda o link de um dispositivo para outro de uma maneira realmente fácil.

Usando aqui, a única coisa que me deixa um pouco chateado é que a “bolinha flutuante” demora para abrir o menu. Então, acho que embora eles conseguiram resolver a navegação com apenas uma mão, eles precisam melhorar um pouco a experiência de uso. São apenas detalhes que podem evoluir muito em breve.

Leia o artigo oficial da Opera.

Baixe o Opera para iOS aqui e para Android aqui.