Você deve estar pensando: “Mas este cara é louco! Quanto mais tempo o visitante passar em meu site, melhor!”. E que tal detalharmos o título em: “Quanto menos tempo o visitante passar em seu site consumindo um determinado conteúdo, melhor.“? Ainda não? Deixe-me explicar.
Tempo, um dos substantivos mais valiosos em nossas vidas, se não o mais. Na Internet não poderia ser diferente. Vivemos em constante correria, e na agitação do dia-a-dia, o tempo tem sido um fator determinante no planejamento da usabilidade (UX) de um projeto web.
Existe um motivo, uma necessidade, para que o visitante chegue até o seu site, e a maneira com que você supre esta necessidade é a variável que define a qualidade de seu conteúdo.
Sabendo da importância do tempo na vida de qualquer pessoa, podemos dizer que quanto menos tempo o visitante passar em seu site até que sua necessidade seja preenchida, melhor.
Mas como saber e fornecer o que meu visitante precisa?
O primeiro e mais importante fator, é saber o que seu visitante busca. Para fornecer o que o usuário quer, é necessário conhecer sua necessidade. Parece óbvio, mas na prática, muitos acabam deixando isso de lado.
Uma ferramenta poderosa ao seu lado para realizar tal análise é o Google Analytics. Já conhecido por muitos, ele é capaz de mostrar como os usuários chegam até o seu site e qual conteúdo acessam mais. Com estes dados, e sabendo o que seu projeto é capaz de fornecer de melhor àquela pessoa, você pode focar seu tempo (que é tão precioso quanto o do visitante) na criação de um conteúdo que atenda as expectativas de quem chega até você. Confira aqui um post que ensina melhor como monitorar eventos com o Google Analytics.
Além da “mãozinha” que o Google lhe oferece, que tal desenvolver sua própria ferramenta de análise? Saber quais os termos mais buscados em seu site e quais páginas são mais acessadas, à sua maneira, parece uma boa ideia?
Já sei o que meu usuário quer! Como satisfazer suas expectativas?
Se você já sabe tudo o que seu visitante busca em seu site, você tem a faca e o queijo na mão para converter a necessidade do usuário em satisfação. Seguindo algumas dicas, você é capaz de gerar um resultado que agrade e supere o que ele (e você também) espera.
Foco no que faz de melhor
Você sabe a meta de seus usuários e sabe, dentre elas, quais você tem a capacidade de gerar conteúdo e soluções com melhor qualidade. Foque-se em atender de maneira exemplar aquilo que fornece de melhor. Prefira gerar excelentes conteúdos e soluções relacionadas a um ou dois assuntos do que cinco “meia-bocas”. Acredite, o retorno será mais positivo.
Não tenha medo de dizer: “eu não posso lhe ajudar”
Você precisa ser objetivo e sincero com seu usuário. Antes de fornecer o conteúdo, deixe claro se você pode ajudá-lo com aquilo que busca. Se você tem um blog, coloque no começo de seus artigos o que será apresentado, ensinado, discutido, para que ele saiba logo de início se aquele conteúdo supre sua necessidade de conhecimento. Poupe seu tempo e evite frustrações.
Facilite a navegação
Existem poucas coisas piores para um visitante do que não conseguir navegar facilmente pelo conteúdo. Mantenha uma navegação clara, simplificada, e garanta que seus usuários saberão como utilizar seu site.
Saiba se ele está feliz
Outro recurso, bastante ignorado por sinal, que pode lhe trazer um ótimo retorno, é o feedback. Você precisa saber se aquele conteúdo foi útil e atendeu da melhor maneira possível o que aquele visitante buscava. Faça testes, pesquise, PERGUNTE! Não tenha medo de querer saber se o usuário está satisfeito com a solução que lhe propôs. Estimule comentários.
Personalize de acordo com a necessidade
Você sabe como o usuário acessa seu site, de onde veio, e o porquê de ter chegado até lá. Personalize-o de acordo com essas informações para fornecer a seu visitante SEMPRE aquilo que ele precisa. Siga isso e torne seu visitante um usuário fidelizado.
Conclusão
Tempo… tempo… tempo. Tenha sempre essa palavra em mente quando estiver planejando sua interface e seu conteúdo. “O melhor site do mundo” é aquele que fornece a solução ideal no menor tempo possível. Por isso o título desse artigo.
É interessante que o usuário passe bastante tempo em seu site? Sim, mas desde que o retorno que ele obtenha através do conteúdo consumido seja justamente proporcional a esse tempo. Foco em fornecer soluções no menor tempo possível e, em paradoxo, você terá um usuário fiel por muito tempo.