patrocínio:

Saber programar pode ser diferencial para futuro no mercado de trabalho

A era da informação e dos computadores chegou e tem mostrado que o mundo precisa aprender uma nova língua, a da tecnologia.

por Tableless 24/11/2018 Comentários ~ 4 min. / 679 palavras

A linguagem da internet mudou permanentemente a forma de comunicação, de entretenimento e também de comércio. Por isso, é cada vez mais comum encontrar pessoas que querem aprender a lidar com novas tecnologias. E opções não faltam, já que além de cursos presenciais e alguns workshops, é fácil encontrar bons cursos online gratuitos na internet. Alguns especialistas acreditam que saber programar será mais importante do que aprender uma língua estrangeira, principalmente no mercado de trabalho.

Saber falar inglês ou alguma outra língua sempre foi considerado um diferencial. Um estudo realizado pela Universidade de Düsseldorf mostrou que o inglês é falado em 101 países diferentes, enquanto o português, por exemplo, está em apenas 12 territórios. Seja apenas no currículo ou no dia a dia de um trabalho, a segunda língua sempre foi uma chave para abrir portas no mercado de trabalho. A globalização gerou uma aproximação de empresas ao redor do mundo. Atualmente, é quase impossível encontrar um país que não tenha empresas estrangeiras atuando no mercado local. O resultado disso foi uma onda de cursos e formações em inglês, ou outras línguas, para que a comunicação pudesse ser eficiente.

No entanto, o mundo está passando por novas mudanças. A era da informação e dos computadores chegou e tem mostrado que o mundo precisa aprender uma nova língua, a da tecnologia. Seja um jornalista ou então um médico, a função de codificar sempre é eficiente e com algum uso específico e útil. Inclusive Tim Cook, CEO da Apple, afirmou recentemente que programar é uma das habilidades mais importantes para o futuro, e que pode ser um investimento na própria carreira que faz diferença no currículo.

Atualmente, pesquisas afirmam que cerca de 40% da população mundial está conectada a alguma rede social, seja por um celular ou então por um computador. Isso significa uma presença online intensa, o que transforma o estilo de vida e a estrutura econômica do mundo. No Brasil, por exemplo, os números atuais comprovam essas mudanças. Existem cerca de 66 milhões de consumidores digitais no país, que gastam individualmente por volta de 280 dólares anuais apenas com compras online. Como as empresas aumentando o investimento na área digital, é preciso mais pessoas que falem a linguagem das novas tecnologias.

Entretenimento muda por novas tecnologias

Não são apenas as áreas da comunicação e do mercado que sofrem tais mudanças. O entretenimento, uma das principais fontes financeiras ao redor do mundo, também tem sido alvo. A Netflix pode ser o melhor exemplo para isso, já que é um serviço de streaming funcionando basicamente com novas tecnologias. A plataforma anunciou recentemente ter cerca de 118,9 milhões de assinantes ao redor do mundo.

Outro exemplo está nos populares eSports - o mercado de jogos online está cada vez mais profissional. Atualmente, empresas de todos os lugares têm investido em equipes e também campeonatos de videogames. Por exemplo, a MIBR, equipe brasileira do jogo Counter-Strike:Global Offensive, é patrocinada por três empresas de ramos completamente diferentes. São elas a Mountain Dew, uma marca norte-americana de refrigerantes, a Betway, um portal de apostas esportivas e jogos online, e também o Tinder, um aplicativo online de paquera. Ou seja, é a tecnologia fazendo a diferença no mercado e criando novas perspectivas.

Todas essas mudanças tecnológicas possuem acesso mais fácil que muitos imaginam. O portal Code Academy é um dos sites mais populares para quem quer aprender a codificar. Além de ser direcionado para um público que nunca teve contato com esse tipo de linguagem, ele é online e completamente gratuito. Ou seja, pode ser o primeiro passo para aprender a criar o próprio conteúdo online.

Introduction to Codecademy from Codecademy

Seja para um profissional da tecnologia, ou então em outras áreas, é impossível desassociar a internet de alguma profissão no mundo. A ideia de que a inovação vai acabar com todos os empregos é refutada por muitos cientistas. Eles afirmam que a mudança está exatamente na linguagem, que está se transformando por conta dos computadores. E o momento de influenciar e aprender a programar, seja algo simples ou complexo, é exatamente no início dessa mudança.