Serviços do Google caem, com mais de 10 mil reclamações registradas

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Usuários do Google relataram na segunda-feira uma breve interrupção que interrompeu serviços como YouTube, Gmail, mecanismo de busca e Google Meet.

O Downdetector registrou mais de 10.000 reclamações sobre problemas com o YouTube e o Google. A maioria dos serviços foi retomada, embora alguns usuários continuem enfrentando problemas. Muitos recorreram às mídias sociais para verificar se outros também estavam tendo dificuldades para acessar os serviços.

Várias ferramentas de produtividade online do Google, que incluem o Google Calendar e o Google Docs, também foram interrompidas. A página de status da empresa disse que o problema começou às 8h38 EDT.

A empresa disse: “Estamos enfrentando um problema com o Cloud CDN, Cloud Load Balancing e Hybrid Connectivity.

“O problema foi mitigado e nossa equipe de engenharia continua investigando o problema e monitorando o impacto residual.”

O Cloud CDN ajuda a aumentar a velocidade de carregamento de sites armazenando conteúdo em cache em vários locais, então qualquer interrupção pode resultar em tempos de carregamento de página mais lentos. O Cloud Load Balancing ajuda a evitar sobrecarga do servidor, e qualquer problema com ele pode causar atrasos e travamentos para os sites que ele atende.

Alguns usuários do X brincaram sobre a indisponibilidade. Por exemplo: “Tentando pesquisar no Google se o Google está fora do ar… Acho que respondi minha própria pergunta.”

Outro acrescentou: “O Google vai usar a IA para fazer uma inovação tecnológica  e mudar a maneira como o planeta funciona? Tente fazer seu serviço de e-mail funcionar primeiro, depois falaremos sobre dominação global.”

A mais recente indisponibilidade significativa do Google ocorreu em maio, afetando o Google Notícias nas plataformas de desktop e dispositivos móveis.

Logo após a paralisação do CrowdStrike da Microsoft

Cerca de 8,5 milhões de dispositivos foram afetados recentemente no que foi descrito como “a maior paralisação de TI da história”, após uma atualização defeituosa do CrowdStrike que derrubou a maioria dos serviços da Microsoft apenas algumas semanas atrás.

Em um relatório post-mortem, a empresa de segurança cibernética investigou o erro que levou as máquinas Windows a travarem em 19 de julho, admitindo que houve problemas com o processo de teste.

Em uma publicação no X, a empresa escreveu: “Pedimos desculpas sem reservas e usaremos as lições aprendidas com este incidente para nos tornarmos mais resilientes e atender melhor nossos clientes. Para qualquer cliente ainda afetado, saiba que não descansaremos até que todos os sistemas sejam restaurados.”

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