TagSoup e programas WYSIWYG

Um camarada postou no seu blog o quanto ficou desapontado ao ver a TagSoup que o iWeb da Apple fazia com seu código. E diga-se de passagem, que código terrível. Muita gente fala que sou contra os programas WYSIWYG. Mas não sou, o que acontece é que nenhum deles satisfaz as minhas expectativas. Eu quero um código enxuto, organizado, fácil de entender, mas simplesmente eles não fazem um código assim.

por Diego Eis 15/03/2006 Comentários

Um camarada postou no seu blog o quanto ficou desapontado ao ver a TagSoup que o iWeb da Apple fazia com seu código. E diga-se de passagem, que código terrível.

Muita gente fala que sou contra os programas WYSIWYG. Mas não sou, o que acontece é que nenhum deles satisfaz as minhas expectativas. Eu quero um código enxuto, organizado, fácil de entender, mas simplesmente eles não fazem um código assim.

Tá bom, tá bom… Você vai falar que o Dreamweaver melhorou, que o iWeb fez isso, que o GoLive fez aquilo e etc… Mas ainda matenho minha posição.

Eles não conseguem escrever um código mais simples que eu. Hoje em dia sou mais produtivo escrevendo todo o código na mão do que em editores visuais. Eu não preciso dar aquela revisada no meu código logo após a implementação de um site. Eu já faço um código simples e enxuto.

Outro ponto que também é muito comum: O desenvolvedor trabalha anos com Dreamweaver ou qualquer outro programa visual (falo de Dreamweaver porque é o mais popular) e fica escravo daquilo. Ele não tem mais contato com o código HTML, alguns nem sabem as funções de tags básicas. Até hoje ouço desenvolvedores falarem sobre um elemento chamado Layer! Layer que nada… o nome do elemento é div e pronto final.

Entende onde quero chegar? Não sou contra usar programas desse tipo, contanto que o desenvolvedor saiba o que está fazendo. E muitos simplesmente limitam-se em clicar alguns botões no programa, ajeitar suas layers e tudo certo. O layout está pronto. Mas quando abre o código fonte, parece o Neo quando vê pela primeira vez aqueles códigos verdes rolando na tela.