patrocínio:

Três regras de ouro da experiência do usuário em Web Design

Qualquer empresa que queira ter sucesso hoje em dia deve ter um site esteticamente agradável, informativo e fácil de navegar. Será?

por Tableless 30/03/2019 Comentários ~ 3 min. / 558 palavras

Qualquer empresa que queira ter sucesso hoje em dia deve ter um site esteticamente agradável, informativo e fácil de navegar. Se um ou mais desses componentes falta, as chances de atrair visitantes e convertê-los em clientes pode cair para níveis preocupantes. Aqui é onde as três regras de ouro do UX (‘user experience’) chegam são aplicadas.

Como criar um site projetado para a experiência do usuário

Uma forma de vê-la seria pensar na UX como a ergonomia de um site. Quando uma página web é centrada na experiência do usuário, ela cria um espaço que facilita o acesso, a compreensão e a navegação do leitor. Isso a diferencia dos sites de concorrentes, além de aumentar o tráfego e a base de clientes.

Não é difícil criar um web design amigável com a UX, simplesmente basta um planejamento extra e o uso das múltiplas ferramentas disponíveis. Portais como o https://ux.sapo.pt compartilham várias diretrizes sobre Layout e Legibilidade que se concentram no dimensionamento, espaçamento, contraste e cor do texto, para ajudar a melhorar a legibilidade de um site. Um ponto importante a considerar, é que não se trata apenas da aparência, e é por isso que a incorporação de alguns princípios de hierarquia visual é necessária para impulsionar a experiência do usuário.

Fonte: Pixabay.com

As três regras para otimizar um site e torná-lo amigável para UX

1. Ter uma estrutura definida

Defina claramente os produtos e serviços que o site oferece e atenha-se a isso. Um bom exemplo é o site https://www.galobonus.pt/, que se dedica a comparar e analisar casinos online, e tem toda a sua estrutura definida em torno deste nicho. O conteúdo de um site tem que ser conciso, informativo e relevante para os usuários para os quais ele se destina, se não confundirá ou incomodará seus visitantes.

2. Seja responsivo para plataformas móveis

Hoje em dia, mais e mais pessoas concentram suas interações online por meio de smartphones, incluindo o acesso a sites enquanto estão fora da casa. Não ter um site otimizado para telefones e tablets reduzirá as probabilidades de sucesso de qualquer negócio. Por isso, a adição de um web design responsivo é uma das principais funções de um desenvolvedor de sucesso.

3. Faça um teste A/B

Depois de lançar um site cuidadosamente criado para atender às necessidades de todos os usuários, é preciso fazer uma avaliação. Peça a alguns visitantes que acessem versões diferentes de seu website, pergunte sobre o que eles gostaram e o que não gostaram e atualize o site de acordo com a retroalimentação obtida. Um exemplo prático disso foi mostrado pelo https://www.techtudo.com.br, com a nova versão do Gmail e as instruções sobre como ativá-lo antes que ele fosse implantado para todos os usuários desse serviço.

Criar um site é um dever sob medida

Ao criar um website, é muito importante lembrar de projetá-lo de maneira que atenda às necessidades exclusivas de seu público de destino. Só porque alguma coisa funciona bem para outra empresa, não significa que ela vai beneficiar automaticamente qualquer outra. Se você precisar de ajuda para otimizar sua experiência de usuário, pode sempre pedir auxílio em plataformas como Stack Overflow ou contratar um designer profissional para ajudá-lo ao longo do caminho.

Com um pouco de pesquisa, criatividade e planejamento, você poderá criar um site de sucesso que atraia clientes e aumente as taxas de tráfego e conversão.