A usabilidade é uma qualidade das interfaces que caracteriza a facilidade de uso. Várias diretrizes sobre usabilidade de interfaces web foram desenvolvidas ao longo dos últimos 15 anos e o interesse em proporcionar interfaces de fácil utilização tem crescido entre designers e desenvolvedores.
Entre as várias diretrizes de usabilidade, os princípios convergem para a seguinte tríade:
- Fácil de usar: o uso da interface deve ser intuitivo, com recursos de fácil reconhecimento e elementos que não dificultem a navegação, leitura, interpretação, clique, etc.
- Fácil de aprender: uso de termos, ícones, padrões de interface e recursos de ajuda que possibilitem novos usuários reconhecer e facilmente aprender como utilizar a interface. Consistência é fundamental neste quesito.
- Fazer com que o usuário não cometa erros: neste quesito entram entram dicas, ajuda, validação, boas mensagens de erro e outros recursos que possam prevenir a ocorrência de erros e ajudar o usuário na correção dos mesmos.
Mas, na prática, como podemos implementar estes princípios? Neste artigo apresento algumas dicas simples de usabilidade que podemos praticar efetivamente durante o rotina de desenvolvimento do HTML e do CSS.
Facilitando a leitura com line-height
Um espaçamento adequado entre linhas permite que as pessoas possam ler um texto com maior facilidade e mais rapidamente. O espaçamento não pode ser muito reduzido, pois pode deixar o texto “amontoado”, nem muito extenso, caso contrário as pessoas terão dificuldade de encontrar a próxima linha.
Particularmente recomendo utilizar espaçamento de 1.5 relativo ao tamanho da fonte, ou seja, se você utilizar fonte de 12px, o espaçamento entre as linhas será de 18px. No CSS, controlamos o espaçamento entre linhas com o line-height
.
Utilize margins e paddings para distinguir itens
Espaços em branco entre os elementos da página podem ser usado a favor da usabilidade e também da arquitetura de informação do seu site. Creio que muitos já devem ter passado pela situação de alguém falar o seguinte a respeito de um site que você fez: “Ah, mas esse conteúdo X não tem a ver com o Y? É porque estava tudo junto então achei que tinha a ver”.
Os espaços entre itens permite identificar quais elementos estão relacionados e quais são distintos. Portanto, utilize margin
e/ou padding
mais generosas para afastar elementos que sejam distintos e aproxime os elementos que estejam relacionados, evitando erros de interpretação e mesmo de utilização de alguns recursos presentes na página. Isto serve principalmente para:
- Estabelecer relação entre títulos e texto
- Identificar rótulo de formulário e o campo a qual ele se refere
- Imagens e o respectivo conteúdo textual
- Páginas que tenham múltiplos formulários ou outros recursos com botões de ação que possam fazer com que o usuário clique em um determinado botão pensando ser relativo a outro recurso
O logo deve ser clicável
Por uma convenção que foi sendo consolidada ao longo do anos, os usuários tendem a clicar no logotipo para retornar à página inicial e é frustrante quando isso não ocorre, pois já é uma ação que o usuário espera ao clicar no logo. Independente do logo ser uma imagem ou um background dentro de uma outra tag, deve-se colocar um link para a página inicial do site.
Textos que não são links não devem ser sublinhados
Atualmente, nem todo link precisa estar sublinhado para transmitir a ideia de link, mas todo texto sublinhado ainda transmite a ideia de link. É intuitivo o usuário clicar em uma palavra sublinhada esperando acessar uma página (imagine então se, além de sublinhado, o texto estiver em azul, como já vi em alguns lugares). Portanto, é aconselhável que, para dar ênfase em palavras nos textos, sejam utilizadas as tags strong
, em
que já têm essa função.
Atributos “alt” e “title” para imagens
O atributo alt
para a tag img
tem a função de fornececer um texto alternativo caso a imagem não seja carregada ou caso um browser leitor de tela esteja analisando o conteúdo da página. Por isso, é importante que este texto tenha uma boa descrição sobre o conteúdo da imagem. Mas em algumas imagens é interessante que ela não somente tenha um texto alternativo, mas que também exiba uma dica descritiva da imagem ao passar o mouse sobre ela. Isto é muito útil, por exemplo, ao utilizar ícones que indiquem ações, status ou representem link para algum conteúdo sem o uso de um texto descritivo junto à imagem. Para isso, podemos utilizar o atributo title
do HTML.
Associando label à campos de formulário
A tag label
serve para associar um rótulo a um campo de formulário. Mas muitos desenvolvedores esquecem de realizar essa associação através do atributo for
, que deve remeter ao id
do campo de formulário.
A principal vantagem dessa associação é permitir que o usuário selecione o campo do formulário ao clicar no label
, o que facilita muito especialmente no caso de campos do tipo checkbox
ou radio
, pois aumenta a região clicável, ajuda diminuir o tempo e a chance de erros para selecionar estes campos.
Destaque o campo ativo do formulário com :focus
Quando um usuário estiver preenchendo um formulário, ele deve perceber claramente em qual campo está inserindo os dados, pois somente mostrar o cursor dentro do campo pode não ser suficiente.
Para isso, pode-se utilizar a pseudo-classe :focus
no CSS para o seletor de input
, que possibilita aplicar um estilo ao elemento quando ele recebe foco para receber dados do teclado, como uma borda mais espessa ou de outra cor e um background diferenciado, como no exemplo abaixo:
A usabilidade possui muitos outros critérios a serem trabalhados durante todo o processo de desenvolvimento de uma interface para a web, mas no dia-a-dia podemos melhorar a experiência do usuário através de pequenos detalhes.