UX: uma Responsabilidade de Todos

Muitos profissionais buscam aprender e a praticar os conceitos pregados pela turma de UX. Mas afinal, estes conceitos são responsabilidade apenas dos profissionais de UX? UX não é só coisa dos arquivos de informação. UX é a base de tudo. Desde o início a web foi desenvolvida e focada nos usuários. Sites de empresas, produtos

Muitos profissionais buscam aprender e a praticar os conceitos pregados pela turma de UX. Mas afinal, estes conceitos são responsabilidade apenas dos profissionais de UX?

UX não é só coisa dos arquivos de informação. UX é a base de tudo.

Desde o início a web foi desenvolvida e focada nos usuários. Sites de empresas, produtos e serviços, nunca foram feitos para programadores ou desenvolvedores, mas sim, para usuários.

Toda a equipe envolvida no processo de desenvolvimento de um projeto precisa saber o que é UX e como focar no usuário, afinal é ele que utilizará realmente o sistema que criamos.

O maior erro de muitas empresas hoje é atribuir a responsabilidade de UX apenas aos designers e arquitetos de informação, enquanto um sistema é feito por toda uma equipe.

Não basta apenas o sistema ter interfaces incríveis e bonitas, se ele não funcionar.

Quem trabalha com internet também são usuários. Por causa disso sabemos o quanto é chato ficar esperando uma página carregar ou quando você clica em um botão que não funciona.

Devemos ter em mente que, toda a equipe envolvida no processo, deve conhecer os conceitos dentro da disciplina UX. O UX deve ser aplicado e pensado pela equipe desde as primeiras informações do projeto. Desde a base de funcionamento até a manutenção posterior. A experiência do usuário vai ser afetada se o sistema não for performático. Não vai ser excelente se o AJAX demorar. Não vai ser eficiência se o sistema devolver dados errado.

“O usuário ficou muito tempo no site, isso é bom ou ruim?”

Muitos usuários às vezes acabam ficando muito tempo em um site pelo simples fato de não conseguir encontrar o conteúdo ou as informações que buscava. Ele pode simplesmente não conseguir sair da página inicial por uma deficiência no menu de navegação do site.

Ou ainda, pode ser que o usuário permaneceu muito tempo no site por conta daqueles scripts bloqueastes que fazem o site demorar para carregar. Já foi muito falado sobre isso e acho que todos os desenvolvedores deviam ter isso em mente: é bom que o JavaScript fique no final do documento.

Da mesma forma deve-se pensar que se o usuário acessou muitas páginas no site, pode ser que não encontrou o que buscava revirando meio mundo de páginas.

A experiência do usuário deve ser planejada em cada elemento, em cada detalhe do sistema. Devemos desenvolver pensando nos usuários, como seria a nossa reação ao nos depararmos com esse sistema.

Cada membro da equipe deve saber sobre UX, pensar como seria a real experiência do usuário com o projeto e pensar em maneiras mais ágeis e simples para utilização do sistema.

Não são somente os designers que devem pensar em UX, pois UX não é um conceito apenas visual, mais que isso, é um conceito muito mais funcional que visual.

Conclusão

UX deve ser aplicado por toda a equipe e estudado pela tal. É responsabilidade de cada um de nós conhecer, estudar e  aprimorar nossas habilidades em UX.

Sendo assim, devemos levar em conta que, UX não se faz sozinho, UX não é conceito de Design, e sim de Desenvolvimento, UX não é algo novo, tudo começou por causa do usuário, se não fosse por ele você não teria projetos à fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *