Web Standards vs Tableless

Eu já falei muito sobre este assunto aqui, mas vejo que alguns desenvolvedores ainda tem dúvidas… Mesmo assim, pode servir de aviso para os marinheiros de primeira viagem. O Henrique escreveu no blog dele também sobre isso: Tableless vs Web Standards. Aliás, nós combinamos para escrevermos quase que ao mesmo tempo… 🙂 Talvez, se você nunca tenha me ouvido falar sobre o assunto, possa parecer um tanto assustador, mas ouça bem: Se um site é Tableless, não quer dizer que ele siga os Padrões.

por Diego Eis 27/07/2006

Eu já falei muito sobre este assunto aqui, mas vejo que alguns desenvolvedores ainda tem dúvidas… Mesmo assim, pode servir de aviso para os marinheiros de primeira viagem.

O Henrique escreveu no blog dele também sobre isso: Tableless vs Web Standards. Aliás, nós combinamos para escrevermos quase que ao mesmo tempo… 🙂

Talvez, se você nunca tenha me ouvido falar sobre o assunto, possa parecer um tanto assustador, mas ouça bem: Se um site é Tableless, não quer dizer que ele siga os Padrões.

Pois é…

Você pode fazer um site com divs por todos os lados. Colocar vários divs aninhados, como fazia com Tabelas antigamente. Você pode até, se quiser, fazer um site inteiro usando apenas listas. Acontece que você não estará seguindo os padrões da mesma maneira que você não seguia quando fazia um site com Tabelas.

Já disse aqui, mas não custa nada repetir: Semântica é alma do negócio. Semântica é que manda. Nas recomendações do W3C, cada objeto tem sua função. Cada tag tem seu papel a cumprir, tem sua identificação. Você não pode simplesmente fazer um título com um DIV. Se alguma aplicação navegar em sua página, e se deparar com este objeto como ele vai saber que este texto é um Título? E é assim com os outros elementos também.

Um site feito com estas características, também passa na validação. Passar na validação quer dizer que o site é Tableless? Não passar na validação quer dizer que o site deixou de ser Tableless? Passar na validação quer dizer que o site segue os padrões?

Se você colocar um

e formatar por CSS para ele ter características (fonte, tamanho, etc) de um título, ele vai passar na validação? Claro que vai! Ele segue os padrões?

O termo Tableless é polêmico. Tableless é apenas um nome. Aqui no brasil este termo pegou, lá fora não. Os gringos usam o termo “CSS Layout” para se referir a um site que segue os padrões, da mesma forma que usamos o “Tableless”. No fundo, no fundo é tudo a mesma coisa, mas temos que tomar cuidado com esta observação: Um site tableless não é sinônimo de seguir os padrões. Um Layout feito com CSS não é sinônimo de site que segue padrões.

O Henrique falou muito sobre o assunto no post, mas, se você quiser entender mais sobre o assunto, leia alguns artigos publicados aqui mesmo no Tableless: