Tableless

Busca Menu

WebKit

Seja o primeiro a comentar por

Estava lendo umas notícias de que o WebKit estava agora suportando a regra de font @font-face. Lembrei que muitos já me perguntaram o que é este tal de WebKit.

WebKit é framework open source criado a partir do KHTML que é o engine usado no browser do KDE, Konqueror.
Basicamente o que aconteceu foi o seguinte: a Apple pegou o KHTML e modificou um bocado de coisas para criar o Safari. Essa combinação de modificações da Apple e o código da comunidade linux, foi chamada de WebKit. As modificações feitas foram enviadas novamente para a comunidade e implementadas no Konqueror, que depois disso até passou no ACID2 (ACID2 é uma página de teste que avalia qual a capacidade de um certo browser para renderizar CSS). Até a Nokia – depois da liberação total pela Apple do código fonte do WebKit – começou a desenvolver o browser do S60 baseado em WebKit.
Hoje, o WebKit é um dos melhores layout engine que existem.

Uma outra boa notícia, é que o WebKit e o KHTML estão se juntando. Ou seja, serão apenas um motor, usado em Konqueror, Safari e qualquer outro browser que use WebKit como motor. O KHTML aos poucos será deixado pelos desenvolvedores e todos trabalharão no WebKit.

Publicado no dia