Apesar da expectativa de que a próxima grande atualização do Windows seria de fato o Windows 12, parece que teremos que esperar um pouco mais por ela.
Isso porque o Windows 11 24H2 deve ser o nome da próxima grande atualização do sistema operacional Windows no segundo semestre de 2024. Os testadores beta notaram uma confirmação muito discreta disso em notas enviadas na versão de visualização mais recente.
Esta versão é supostamente muito focada em IA, o que dá continuidade ao tema recente da Microsoft de expandir os limites do que a IA pode fazer com muitos de seus produtos e softwares.
Aqui está o que sabemos até agora a partir de rumores, vazamentos e notícias confirmadas.
Windows 12: O que sabemos até agora e rumores
Novos recursos de IA
Não é segredo que a IA está na vanguarda de tudo o que a Microsoft está fazendo no momento, então não será nenhuma surpresa para os fãs do Windows que provavelmente haverá uma série de novos recursos de IA, com tecnologia do Microsoft Copilot.
A atualização 23H2 do Windows 11 veio com um monte de ferramentas e recursos poderosos de IA e a 24H2 deste ano provavelmente será bem parecida.
Mas, no caso do Windows 12, há uma crença crescente de que muito do que já vemos no sistema operacional Windows simplesmente ficará mais estável, mais poderoso e mais seguro.
Atualmente, as especulações apontam para algoritmos de IA aprimorados para uma experiência mais personalizada para usuários do Windows 12, incluindo melhores recursos de pesquisa com tecnologia de IA e uma seção Recomendados mais refinada no Explorador de Arquivos.
Algumas especulações sugerem que os recursos de IA do Windows 12 podem inovar quando se trata de antecipar as intenções do usuário por meio do aprendizado de máquina, mas haverá uma necessidade crucial de garantir que o Windows encontre o equilíbrio certo entre ser útil e intrusivo.
Nova interface de usuário para desktop
O Windows pode ser muito reservado sobre o Windows 12, mas eles podem já ter nos dado uma prévia do que esperar do layout da área de trabalho quando ele chegar.
No Microsoft Ignite 2022, um instantâneo de uma área de trabalho do Windows, via ExtremeTech, foi compartilhado e parecia ser muito diferente do que os usuários estavam acostumados no Microsoft 11.
Inclui uma barra de tarefas flutuante, um painel de pesquisa flutuante e informações meteorológicas no canto superior esquerdo da tela.
Zac Bowden, do Windows Central, praticamente confirmou que esta pode ser a primeira vez que o Windows 12 é visto, com um design muito parecido com outros designs do Windows 12 que a Microsoft vinha experimentando e que ele já tinha visto.
Ele confirmou que a interface era “representativa dos objetivos de design que a Microsoft espera atingir com a próxima versão do Windows”.
Isso sugere que, embora o que estamos vendo aqui possa não ser a interface de usuário final do sistema operacional, devemos esperar algumas mudanças significativas no layout da área de trabalho do Windows 12.
Hardware
Uma das grandes questões quando novas versões do Windows são lançadas é qual hardware será potente o suficiente para alimentá-lo e aproveitar ao máximo suas diversas funções.
Com o aumento dos recursos de IA, o hardware necessário para aproveitar todos os recursos provavelmente precisará ser o melhor do mercado, além de possuir NPUs (unidades de processamento neural) específicas para IA.
Para aproveitar ao máximo o Windows 12 quando ele for lançado, você deve ter pelo menos 1 GHz de velocidade de CPU, um processador de 64 bits e um mínimo de 4 a 8 GB de RAM para executá-lo sem problemas.
Em termos de memória externa, um mínimo de 256 GB provavelmente será suficiente, mas 512 GB ou mais seriam recomendados para aqueles que trabalham com arquivos grandes.
Provavelmente também será necessária uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 ou posterior.
Qualquer coisa menor que isso e os usuários poderão ficar restritos em termos de quais recursos de IA estarão disponíveis para eles.
Quando o Windows 12 deve ser lançado?
A expectativa inicial era que ele chegasse no segundo semestre de 2024. No entanto, com a próxima atualização confirmada como sendo o Windows 23H2, fontes internas acreditam que só no segundo semestre de 2025 teremos finalmente acesso ao Windows 12.
Houve seis anos entre o Windows 10 e o Windows 11, que foi lançado em outubro de 2021. Antes disso, um grande lançamento do Windows acontecia a cada três anos.
Desde então, o Windows anunciou uma atualização anual de recursos para seu sistema operacional, o que significa que setembro ou outubro de 2025 é a data prevista para o lançamento do Windows 12.
Quanto pode custar o Windows 12?
Como é o caso com todas as atualizações do sistema operacional Windows, não custa nada atualizar para aqueles com dispositivos que rodam Windows. Contanto que você tenha uma licença válida para o Windows 10 ou 11, você deve conseguir rodar o Windows 12 de graça.
No entanto, pode haver certos modelos de assinatura disponíveis, especialmente no que diz respeito aos seus recursos de IA mais poderosos, embora isso seja apenas especulação neste momento.
Se você quiser comprar o Windows 12 como versão independente, espera-se que a Microsoft siga a mesma estratégia de preços para o Windows 11, o que significa que o Windows 12 Home pode custar cerca de US$ 139, enquanto o Windows 12 Pro custará cerca de US$ 199.
Ainda é muito cedo para fazer suposições concretas, e tudo pode mudar à medida que nos aproximamos da data de lançamento.