o tráfego dos mecanismos de busca, e especialmente do Google, é um fator chave para o sucesso de qualquer implementação de comércio eletrônico. Quanto mais clientes em potencial chegarem à sua loja a partir de resultados de pesquisa gratuitos, maiores serão as chances de melhores resultados financeiros. Então, o que você deve procurar para otimizar seus resultados de pesquisa de comércio eletrônico?
Comércio eletrônico e algoritmo do Google
Os algoritmos do Google, que são um fator importante na eficácia e popularidade deste mecanismo de busca, são um segredo bem guardado. Porém, certas diretrizes chegam ao mercado e são essas regras que abrem caminho para as tendências mundiais de SEO. Ao segui-los, temos um impacto real sobre como a nossa implementação de comércio eletrônico de tênis será posicionada e como as nossas ações se traduzirão nos resultados financeiros. É disso que trata este artigo.
De acordo com as últimas estatísticas de abril de 2023, 92,61% de todas as consultas de mecanismos de pesquisa foram digitadas no Google no ano passado (Statcounter Global Stats). Em comparação com o ano anterior, o motor de busca Google melhorou a sua pontuação em 1%, deixando outros motores de busca com uma quota de mercado marginal ainda mais atrás: Bing 2,79%, Yandex 1,65%, Yahoo! 1,1%, DuckDuckGo 0,52% e Baidu 0,44%. Segundo Statista, em março de 2023 o Google detinha 85,53% de participação de mercado, enquanto o Bing atingia 8,23% e o Yahoo 2,44% das buscas globais (Statista, 2023).
Embora os dados apresentados variem no período e sejam claramente diferentes, mostram claramente que o Google é o líder inigualável no mercado de motores de busca. Para o comércio eletrônico, isto significa que um SEO eficaz que resulte em posições elevadas no Google é o bilhete para bons resultados financeiros na indústria, porque mesmo a loja mais bem concebida e que não é visível online não terá lucro. Quanto melhor o SEO e mais elevada a posição nos motores de busca, via de regra, quanto maior o número de impressões, mais cliques, ou seja, mais tráfego para a loja e maiores vendas com relativamente menos gastos com publicidade. O primeiro resultado no Google obtém uma taxa de cliques (CTR) média de 34,36% (Hubspot, 2022). Segundo outros dados, é de 27,6%, e o CTR da primeira posição em relação à décima posição é 10 vezes maior. (Backlinko, 2022).
Posicionamento da loja online e palavras-chave
A chave para uma classificação elevada nos motores de busca é conhecer as necessidades dos clientes num determinado mercado, que se refletem na forma de frases-chave pesquisadas no Google. Palavras-chave, ou seja, palavras e frases mais curtas, e frases-chave, ou seja, termos de pesquisa mais longos digitados no mecanismo de pesquisa, são o link principal entre o Google e a loja on-line, que é usado para redirecionar para uma subpágina específica da loja.
Para poder posicionar uma loja de forma eficaz, é importante conhecer as palavras-chave e frases que os clientes digitam quando procuram os produtos oferecidos por um determinado site de comércio eletrônico. Ao pesquisá-los, é possível compreender a procura dos consumidores por uma determinada gama de produtos e a forma como pensam sobre os produtos, bem como descobrir quais as características do produto que são importantes para os consumidores. Este conhecimento permite explorar de forma otimizada o potencial de mercado de uma loja online.
O Google sempre direciona para um URL específico que considera relevante para a consulta. O uso de palavras-chave é, portanto, de dupla importância para o Google. Por um lado, é importante ter uma exposição adequada de palavras-chave no texto. Por outro lado, é ainda mais importante adicionar palavras-chave às URLs de subpáginas que contenham produtos descritos por palavras-chave. As palavras na URL também são importantes para os consumidores. Um URL que contém palavras-chave ou palavras semelhantes a elas tem uma taxa de cliques (CTR, taxa de cliques) 45% maior em comparação com URLs que não contêm palavras-chave (Backlinko, 2022).
Para refinar o sistema de URL, é necessário um planejamento cuidadoso das categorias na loja. A base para esta divisão é o nível de relevância do recurso/categoria para os consumidores. O caminho mais simples é produto/nome-produto (cada membro do nome separado por um travessão). Caminhos mais elaborados também incluem outros atributos que os clientes procuram. Os produtos podem ser categorizados e subcategorizados, por exemplo, por fabricante, tamanho, cor, tipo e outros atributos importantes para o usuário.
Redirecionar o comprador diretamente para uma subpágina de produto com os parâmetros que ele procura, em vez de para uma página geral de produto, aumenta as conversões e impacta significativamente o SEO. Até 14,6% dos leads orgânicos da pesquisa do Google resultam na aquisição de clientes (Statista, 2022). Em comparação, na indústria de comércio eletrônico, 1,84% representa um baixo nível de conversão, 3,71% um nível médio e o nível mais alto é 6,25% (Adoric, 2020). Um cliente que vai direto para uma landing page permanece mais tempo na página, consumindo informações de interesse e tem maior probabilidade de se engajar na conclusão de todo o caminho de compra, o que para os bots do Google é um sinal de alta atratividade da página. Desta forma, o Google obtém sinais de confiança dos utilizadores na página e nas palavras-chave para as quais a página está posicionada, o que aumenta a sua visibilidade online.
Portanto, é bom que as subpáginas tenham endereços que utilizem categorias e filtros (tamanho, cor) para minimizar o número de cliques necessários para chegar à landing page, e que seu conteúdo contenha as frases-chave buscadas pelos clientes. Ou seja, se um cliente quiser salto vermelho, ele será levado direto para uma página com esses produtos. Redirecioná-lo para uma página com sapatos femininos, sapatos de salto alto ou sapatos vermelhos de vários tipos não atende plenamente às suas expectativas. Cada clique adicional que ele faz diminui a taxa de conversão.
Os bots realizam diversas tarefas em sites. Eles rastreiam, indexam e selecionam resultados, seguindo as diretrizes do algoritmo do Google. Rastreamento é a busca de conteúdo na internet, como páginas da web, imagens, vídeos ou documentos PDF. Seu objetivo é encontrar conteúdo novo ou atualizado. Indexação é o armazenamento em um índice, ou banco de dados, de conteúdo considerado bom o suficiente pelo algoritmo. O efeito das duas primeiras atividades é processar os dados para selecionar a resposta mais relevante à pergunta do mecanismo de busca.
Por um lado, uma loja com um grande número de landing pages atende plenamente às necessidades dos atuais usuários do e-commerce, para quem a agilidade, o tempo e a facilidade na aquisição de produtos são importantes. Por outro lado, cerca de uma dúzia de categorias de calçados com vários filtros em vigor fornecem milhões de combinações de URLs para bots, o que torna difícil para os rastreadores avaliarem a importância de cada URL. Portanto, uma análise cuidadosa de palavras-chave permite que a otimização seja realizada e endereços desnecessários sejam bloqueados de bots de mecanismos de pesquisa. Vale a pena bloquear tanto a indexação quanto o rastreamento de páginas que você não deseja posicionar, pois assim os bots do Google não perdem tempo buscando páginas irrelevantes, mas focam nas certas, que são estratégicas para o negócio.
A linguagem do SEO são palavras-chave. Portanto, a base para o sucesso do SEO de uma loja online é o uso adequado de frases e palavras-chave em títulos, textos, descrições de páginas, URLs, bem como categorias e filtros.
O Google valoriza melhorar a experiência dos usuários de conteúdo ao interagir com sites e comércio eletrônico. Investir no posicionamento da loja e numa experiência de utilizador de alta qualidade contribui para aumentar o reconhecimento da marca, aumentar a confiança do cliente e obter uma vantagem competitiva no mercado. Isso resulta em um aumento de longo prazo no tráfego, nas conversões e nos lucros do site.