Hoje em dia, a maioria dos mouses funciona em Mac ou PC, então você tem acesso a praticamente todo o mercado de mouses para PC, de com fio a sem fio, de trackpads a trackballs e até mesmo mouses para jogos dedicados. Os mouses mais sofisticados requerem software, portanto, certifique-se de que o aplicativo de configurações funcione em um Mac. Todos os mouses testados aqui que possuem aplicativos de configurações são compatíveis com Mac.
Muitas pessoas preferem usar um mouse em vez do trackpad de seus laptops. Um mouse torna as coisas muito mais fáceis e torna-o mais confortável e familiar. Mas para algumas pessoas os ratos podem ser um pesadelo ergonômico, por isso, felizmente, existem alternativas.
Cuidado com os mouses sem fio mais baratos que existem. Muitos exigem que um receptor nano seja conectado a uma porta USB-A tradicional do computador, e os MacBooks mais recentes têm apenas uma ou duas portas USB-C/Thunderbolt. Idealmente, você deseja um mouse compatível com Bluetooth para conectar-se sem fio a um MacBook ou Mac.
Reunimos abaixo nossos mouses Mac favoritos, começando com a Apple e passando para mouses ultraprodutivos com vários botões e rodas de rolagem, mouses para jogos e trackpads. Se você deseja um mouse básico sobressalente ou de viagem, testamos os melhores mouses Mac que podemos encontrar.
Se você está tentando dominar o mouse compatível com Apple, aliás, você pode querer saber como clicar com o botão direito em um Mac. Também temos um resumo das melhores ofertas de acessórios Apple, como Magic Mouse, Magic Keyboard e Magic Trackpad. Também temos um resumo dos Melhores Teclados para Mac.
Apple Magic Mouse – Mouse sem fio Apple padrão
Prós
- Design elegante e elegante
- A parte superior do mouse funciona como um trackpad
- Os controles de toque permitem rolagem vertical e horizontal
Contras
- Escolha de design terrível com a posição da porta de carregamento
- Não é tão confortável se você tiver mãos grandes
- Relâmpago não USB-C
Goste ou não, o Apple Magic Mouse é o mouse que todos os outros precisam enfrentar na batalha para encontrar o melhor mouse para usuários de Mac. Inalterado desde 2015 e, na realidade, pouco alterado desde 2009, o Magic Mouse é o que a Apple vem com todos os iMac (em sete cores acentuadas) e Mac Pro (preto) e é o único mouse que você pode comprar separadamente na Apple Store (em Preto ou branco).
As lendárias habilidades de design da Apple muitas vezes parecem abandoná-la quando se trata de mouses e teclados. Temos idade suficiente para nos lembrar do estúpido mouse circular ‘disco de hóquei’ de 1998 e, anos depois, a versão mais recente do Magic Mouse ainda é prejudicada por uma terrível decisão de design que realmente deixa você se perguntando “O que eles estavam pensando? ”.
Para ser justo, o Magic Mouse é elegante e elegante, como um produto Apple deveria ser. Não há botões antiquados ou rodas de rolagem para estragar o design simplificado do mouse, já que todo o painel de superfície multitoque superior funciona como um pequeno trackpad sensível ao toque. Funciona muito bem e combina de forma inteligente a fluidez de um trackpad com a fisicalidade de um mouse.
Alguns mouses possuem rodas de rolagem que podem ser barulhentas, mas a parte superior do trackpad do Apple Magic Mouse é silenciosa nesse aspecto.
O design discreto não é adequado para pessoas com mãos grandes, mas os controles de toque funcionam muito bem, permitindo rolar horizontal e verticalmente simplesmente passando o dedo na direção desejada.
Você pode configurar um botão secundário, em vez de se contentar com o clique completo, em qualquer lado da guia Mouse nas Configurações do sistema do seu Mac.
Onde o Magic Mouse se destaca do ninho de mouses Mac são os gestos. Você pode controlar gestos, como aplicar zoom e alternar entre aplicativos e páginas, usando o painel Preferências do Mouse no Mac. Toque duas vezes com dois dedos para iniciar o Mission Control do Mac. Nas Configurações, você também pode ativar a Aceleração do Ponteiro para movimentos do mouse mais rápidos ou precisos.
O design sem botões também significa que o Magic Mouse é adequado para usuários destros e canhotos – ao contrário do mouse Logitech MX Master 3S analisado abaixo.
A bateria recarregável dura apenas cerca de um mês por vez – o que seria bom se não fosse por uma coisa…
Estranhamente, a Apple deixou a porta de carregamento na parte inferior do mouse – o que significa que você não pode usar o mouse enquanto ele está carregando, pois é necessário virá-lo de lado para inserir o cabo. É um design assustadoramente ruim e explica por que rivais como a Logitech dominam o mercado de mouses e teclados Mac.
Além disso, o mouse ainda possui um conector Lightning para carregar a bateria interna, o que é bom se você for um usuário pré-iPhone 15 acostumado com o cabo proprietário da Apple. A Apple realmente deveria mudar todos os seus produtos para o agora conector USB-C padrão.
A Apple também vende uma versão preta do Magic Mouse por US$ 20/£ 20 extras, o que é um pouco atrevido, já que nenhum outro fabricante de mouse cobra mais pela escolha de cores.
Leia nossa análise completa do Apple Magic Mouse
Logitech MX Master 3S para Mac – Melhor mouse sem fio para Mac
Prós
- Sete botões ultra-personalizáveis
- Versão para Mac do aplicativo Options+
- Modo de alta velocidade
- Rolagem horizontal
Contras
- Somente usuários destros
O Magic Mouse da Apple é o que os usuários do iMac trazem na caixa de seu novo computador. É um bom mouse, mas é bastante limitado, com apenas dois botões. O mouse MX Master 3S da Logitech possui sete botões.
Sua superfície suavemente curva se adapta muito bem à palma da mão (direita), junto com um apoio para o polegar para maior conforto. Possui os botões esquerdo/direito habituais e uma roda de rolagem na parte superior. A roda de rolagem funciona em dois modos diferentes, com um recurso chamado SmartShift que muda automaticamente a roda de rolagem de rolagem linha por linha para rolagem super rápida quando sente que você deseja rolar muito mais rápido.
Há também uma segunda roda de rolagem na lateral, que permite rolar horizontalmente – o que é ótimo para edição de fotos e trabalhos gráficos – e mais dois botões que podem ser programados usando o aplicativo Options +. A duração da bateria também é boa, cerca de dois meses – o dobro do Magic Mouse ou Trackpad da Apple.
A versão original, MX Master 3, foi lançada em 2019 e agora foi atualizada para MX Master 3S. Ele possui um sensor track-on-glass mais preciso de 8000 dpi que fornece movimentos mais suaves e precisos. Procure a versão especial para Mac, embora haja pouca diferença com a versão genérica, que também vem com um receptor USB Logi Bolt para uma conexão sem fio que oferece maior segurança e confiabilidade que o Bluetooth. Os usuários de Mac ficam satisfeitos com o uso do Bluetooth, por isso não nos incomodamos muito com a falta dele na versão para Mac.
A maioria dos mouses convencionais de dois botões funciona com um Mac sem a necessidade de nenhum software adicional, mas os mouses mais avançados que possuem botões e controles adicionais precisam de um aplicativo que permitirá programar esses botões extras para funcionar da maneira que você deseja.
A Logitech ocupa o primeiro lugar nesta análise dos melhores mouses para Mac, em parte pelo fato de ser um dos poucos fabricantes que inclui uma versão adequada para Mac de seu aplicativo Options para seus mouses (e teclados também).
Há duas opções de cores: Space Grey e Pale Grey. O Space Grey é basicamente preto, em vez de seu alegado cinza.
Leia nossa análise completa do Logitech MX Master 3S para Mac
Apple Magic Trackpad – Melhor Trackpad
Prós
- Gestos úteis e opções de rolagem
- A duração da bateria recarregável é de cerca de um mês
Contras
- Caro
Embora algumas pessoas nunca peguem o jeito do trackpad de um MacBook e prefiram usar um mouse, outras querem as maravilhas de um trackpad ao controlar seu Mac de mesa.
É muito caro, mas o Magic Trackpad da Apple evita os erros que costuma cometer com seus mouses.
O design funciona bem, com uma grande área de superfície que mede 160 mm de largura e 115 mm de profundidade, para que você tenha bastante espaço para controlar confortavelmente o cursor na tela e usar os vários ‘gestos’ que são a maior força do Magic Trackpad.
Além dos cliques habituais do mouse esquerdo e direito, o Magic Trackpad permite usar dois dedos para rolar para cima/para baixo ou para a esquerda/direita, o que é ótimo para edição de fotos e outros tipos de trabalho gráfico.
Você também pode aumentar ou diminuir o zoom em imagens ou páginas da web, “beliscando” ou afastando dois dedos, ou retroceder/avançar em uma série de páginas da web, deslizando para a esquerda/direita com dois dedos. E, além de ser sensível ao toque, o Magic Trackpad também é sensível à pressão, então você pode ‘forçar o clique’ pressionando e segurando os documentos para ativar as visualizações do Quick Look do Mac, ou até mesmo para procurar palavras em um dicionário .
O design discreto pode não agradar a todos, mas a versatilidade do Magic Trackpad o torna uma ótima alternativa ao mouse convencional, especialmente para usuários canhotos.
A bateria recarregável dura cerca de um mês por vez – e, ao contrário do Magic Mouse da Apple, sua porta Lightning fica na parte traseira do trackpad, o que significa que você pode carregá-lo e continuar a usá-lo ao mesmo tempo.
Assim como faz com o Magic Mouse, a Apple também vende uma versão preta do Magic Trackpad por US$ 20/£ 20 extras.
Mouse sem fio Bluetooth Satechi M1 – Melhor mouse sem fio econômico
Prós
- Acessível
- Permite uma rolagem muito precisa
- Design ergonômico curvo
- Opções de cores
Contras
- Foi desconcertantemente rápido no início
O mouse sem fio Bluetooth M1 USB-C de alumínio da Satechi vem com uma roda de rolagem antiquada, que a empresa afirma oferecerá rolagem e rastreamento mais rápidos e precisos.
O cursor voa bastante pela tela enquanto movo o M1 – muito mais rápido do que meu mouse Apple e de forma quase desconcertante no início. Parece que flutua pela minha mesa e permite uma rolagem mais precisa do que a da Apple.
Como também pode ser um mouse do Windows, ele possui um botão direito – útil para os controles extras que você normalmente precisa pressionar Ctrl para acessar usando o dispositivo de um botão da Apple.
O mouse M1 tem um design ergonômico agradavelmente curvo, tornando-o ideal para usuários destros e canhotos. Seu corpo de alumínio está disponível em prata, algo semelhante às cores Space Grey, Gold e Rose Gold da Apple, para combinar de maneira atraente com seu Mac ou MacBook.
Não há baterias removíveis, então você recarrega via USB-C (cabo incluído), que está em melhor posição do que o frustrante equivalente do Magic Mouse 2. O uso de USB-C pela Satechi também é uma mudança mais moderna.
Ele usa Bluetooth 4.0, então tocou e de 32 pés.
Gostamos da escolha de cinco cores – cinza espacial, prata, azul, dourado e ouro rosa – e seu preço baixo o torna um segundo mouse perfeito para viagens ou para aqueles momentos em que o outro mouse perde energia ou desaparece.
Logitech MX Anywhere 3S para Mac – Melhor mouse portátil
Prós
- Forma simplificada
- Modo de alta velocidade
- Bateria com duração de 70 dias com modo de carregamento rápido
O MX Anywhere 3 portátil da Logitech já estava em nossa lista dos melhores mouses para Mac, e o novo MX Anywhere 3S realmente consegue melhorar essa fórmula vencedora. Fique atento ao modelo especial “Para Mac”.
O design do mouse foi um pouco afinado, com um formato mais aerodinâmico, enquanto os dois botões laterais parecem estar um pouco mais atrás e mais próximos do meu polegar, tornando-o mais fácil e confortável de usar.
Este ratinho compacto ainda consegue encontrar espaço para quatro botões, todos os quais podem ser programados usando o aplicativo Options da Logitech.
A roda de rolagem também funciona em dois modos, com um modo de alta velocidade que permite ampliar rapidamente documentos longos ou um modo mais lento e preciso que funciona bem para gráficos e edição de fotos.
Ele não possui a segunda roda de rolagem encontrada no MX Master 3S maior, que também permite rolar horizontalmente. Mas, se você pressionar e segurar um dos botões laterais durante a rolagem, descobrirá que a roda de rolagem principal também muda temporariamente para a rolagem horizontal – embora essa abordagem seja menos intuitiva do que uma roda de rolagem horizontal separada e um pouco desconfortável.
A duração da bateria é de cerca de 70 dias – o dobro do Magic Mouse da Apple – e seu modo de carregamento rápido oferece três horas de uso após apenas um minuto de carregamento, o que é ótimo quando você está viajando com seu MacBook.
Ele está disponível em duas cores, Space Grey (que é realmente preto) e Pale Grey. A versão genérica inclui Bluetooth e um transmissor sem fio USB separado, enquanto a versão específica para Mac é apenas Bluetooth.
Steelseries Aerox 3 – Ótimo mouse com ou sem fio para jogos
Prós
- Confortável de usar
- Leve
Contras
- App funciona em Macs, mas não é muito fácil de usar
A rigor, o Aerox 3 da SteelSeries foi projetado como um mouse para jogos. No entanto, seu design elegante e leve é tão confortável de usar que podemos recomendá-lo como um bom mouse versátil também para outras tarefas. Ele apresenta, espere, “Radiant 3-zone PrismSync RGB”, o que significa que o mouse pode brilhar em 16,8 milhões de cores configuráveis.
Além da iluminação colorida maluca, ele vence como mouse para jogos, pois é um sensor superpreciso de 8000 dpi que é ainda mais preciso do que o Logitech MX Master 3S analisado acima. Ele também possui PTFE Glide Skates para fornecer movimentos mais suaves e controle aprimorado
Disponível em Onyx ou Snow – também conhecido como preto ou branco – o Aerox possui uma concha perfurada que mantém seu peso baixo em apenas 59g, em comparação com 99g do Magic Mouse da Apple, para que os jogadores possam responder rapidamente com apenas movimentos leves dos dedos. Eu jogo principalmente RPGs hoje em dia, que realmente não exigem reflexos extremamente rápidos, mas ainda achei o Aerox leve muito confortável de usar, tanto para jogos quanto para trabalho geral de escritório.
No entanto, o mouse não compromete o peso baixo, fornecendo uma classificação IP54 para resistência à água, poeira e qualquer outra sujeira que possa atrapalhar o trabalho e um cabo USB trançado resistente.
O modelo que analisamos aqui é um mouse simples com fio, com preço de US$ 59,99/£ 59,99, embora você deva encontrá-lo mais barato na Amazon. Há uma interface USB-C no próprio mouse, embora o cabo trançado incluído tenha uma interface USB-A tradicional, então você precisará de um adaptador ou de um cabo diferente se o seu Mac tiver apenas USB-C. No entanto, também há uma versão sem fio disponível por US$ 99,99/£ 99,99.
Como um mouse convencional, o Aerox inclui botões esquerdo e direito padrão, junto com uma roda de rolagem, e há um terceiro botão na parte superior do mouse que pode ser usado para ajustar a velocidade do cursor do mouse conforme ele se move pela tela. Existem também dois botões na lateral do mouse que você pode controlar com o polegar – embora seja aqui que as coisas ficam um pouco complicadas.
Ficamos satisfeitos ao descobrir que o aplicativo SteelSeries GG funciona em Macs a partir do Catalina e permite gravar comandos ‘macro’ para todos os botões do mouse (embora você precise verificar este FAQ para obter instruções de instalação específicas para Mac). O aplicativo não é fácil de usar e é voltado principalmente para jogadores hardcore para jogos de ação de alta velocidade, então a SteelSeries poderia fazer um pouco mais para tornar este mouse inteligentemente projetado mais acessível para o resto de nós.
Mouse sem fio Keychron M3 – Mouse mais sensível
Prós
- Velocidade de rastreamento ajustável além do que o macOS oferece
- Bom preço
- Confortável
Contras
- Usa receptor USB-A ou USB-C
O mouse sem fio da Keychron, o M3, é uma alternativa de alto desempenho ao Magic Mouse da Apple. Foi feito pensando nos jogos de PC, mas pode ser usado em um Mac sem grandes problemas operacionais.
Há uma luz RGB opcional que brilha através dos recortes ao longo das bordas do M3 e da roda de rolagem. Esta luz pode mudar de cor durante o uso ou alternar entre diferentes modos de iluminação por meio de um botão abaixo da roda de rolagem. Esse é o tipo de estética popular na comunidade de jogos, mas complementa muito bem os iMacs coloridos.
Há um sensor óptico PAW3395DM, que suporta resolução de 26.000 dpi – um grande aumento em relação ao Magic Mouse com sua resolução de 1.300 dpi. Quanto maior a resolução, mais sensível o mouse fica ao movimento das mãos, este é outro bônus para os jogadores. O rastreamento também é super rápido, avaliado em 650 polegadas por segundo. Se for muito rápido, a velocidade de rastreamento do M3 será ajustável. Ele também oferece outro recurso focado em jogos – uma taxa de pesquisa ajustável.
Descobrimos que o perfil mais alto é mais confortável na mão do que o Magic Mouse. A bateria embutida tem duração estimada de 70 horas e é carregada por meio de um slot USB-C na extremidade superior do mouse (adaptador incluído).
Leia nossa análise completa do mouse sem fio Keychron M3
Logitech Lift – Curvas ergonômicas do mouse
Prós
- Design ergonômico para reduzir LER
- Botões programáveis
- Ótimo para mãos menores
Contras
- Pode ser pequeno para alguns usuários
A superfície superior do mouse Lift da Logitech inclina-se 570 para uma posição vertical de aperto de mão que ajuda a reduzir a tensão no pulso. Junto com os botões esquerdo e direito padrão do mouse e a roda de rolagem, o Lift possui dois botões adicionais que ficam ao lado do polegar. Por padrão, esses botões extras são configurados para funcionar como botões Voltar/Avançar para o seu navegador da web, mas você pode usar o aplicativo Options+ da Logitech para personalizar todos os botões, se necessário. E, felizmente, a versão mais recente do aplicativo Options + – para macOS 10.15 ou posterior – é muito mais compatível com Mac do que costumava ser, portanto, configurar todos esses botões da maneira que você gosta agora é muito simples.
Ambos os modelos custam US$ 69,99/£ 69,99, mas embora as versões Mac e universal do Lift pareçam virtualmente idênticas, a versão universal na verdade possui alguns recursos adicionais que a tornam mais econômica. O Lift For Mac usa apenas Bluetooth, mas a versão universal também inclui um adaptador Bolt USB que fornece um tipo alternativo de conexão sem fio que é mais confiável e mais seguro que o Bluetooth. O modelo universal também está disponível na versão para canhotos, enquanto a versão para Mac é apenas para destros. Você pode obter o Lift padrão na Amazon US ou Amazon UK
Nossa única reclamação é que o Lift foi projetado para mãos pequenas e médias, então se – como eu – você o achar um pouco pequeno, talvez seja necessário dar uma olhada no mouse ergonômico MX Vertical, maior e mais caro.
Mouse sem fio recarregável Alogic Echelon USB-C – Mouse leve e econômico
Prós
- Acessível
- Leve
Contras
- Roda de rolagem um pouco barulhenta
O mouse sem fio Echelon de baixo custo da Alogic é superleve e é um ótimo mouse para viagens.
É um mouse bastante básico, como você pode esperar por esse preço. Por exemplo, não existe software para alterar a funcionalidade de suas chaves.
Embora os dois botões do mouse (clique esquerdo e direito) operem silenciosamente, descobrimos que a roda de rolagem é visivelmente mais barulhenta do que outras testadas aqui.
Ele revela suas origens no Windows com seu dongle USB-A de 2,4 GHz escondido embaixo. Esses adaptadores sem fio são preferidos por alguns por serem mais seguros e responsivos, mas eles se conectam a um computador via USB-A e, bem, os Macs não têm mais portas USB-A. Isso não importa, pois ele se conecta via Bluetooth tão bem quanto todos os outros mouses analisados aqui.
Ele vem com o melhor cabo de carregamento USB-C trançado que encontramos em qualquer uma das caixas de mouse Mac.
Ele está disponível apenas em branco, mas há uma versão preta como parte de um conjunto Echelon Wireless Keyboard Mouse somente para Windows, então talvez um dia uma versão mais escura esteja disponível separadamente.