Gulp: O novo automatizador

Se você não esteve morando em baixo de uma rocha pelos últimos meses, provavelmente conhece o automatizador de tarefas Grunt, que já dominava a área há algum tempo. Mas agora, chegou um novo automatizador chamado Gulp que promete realizar suas tarefas de forma mais rápida e simples do que seu concorrente. Caso você não saiba

Se você não esteve morando em baixo de uma rocha pelos últimos meses, provavelmente conhece o automatizador de tarefas Grunt, que já dominava a área há algum tempo. Mas agora, chegou um novo automatizador chamado Gulp que promete realizar suas tarefas de forma mais rápida e simples do que seu concorrente.

Caso você não saiba, automatizadores de tarefa são ferramentas que ajudam programadores preguiçosos a realizarem tarefas repetitivas mas essenciais para o desenvolvimento como: concatenação de arquivos, minificação, testes e muitas outras coisas necessárias para a criação de um código rápido e eficiente.

Por que Gulp?

Se você já utiliza o Grunt em seus projetos, deve estar se perguntando por que mudar de automatizador. A resposta é simples: O Gulp é muito mais rápido que o Grunt, já que faz uso das streams do nodejs para escrever arquivos diretamente para o disco, dispensando intermediários. Sem falar na simplicidade do Gulpfile(equivalente ao Gruntfile), que utiliza uma sintaxe de código semelhante ao código comum do nodejs.

Espero que até o final do texto você fique impressionado com a simplicidade do Gulp, e pense duas vezes antes de escolher o automatizador de tarefas para o seu próximo projeto.

Instalação

Lembrando que o Gulp roda no nodejs então é preciso que você o tenha instalado no seu computador, caso esteja tudo ok, basta rodar o comando abaixo na sua linha de comando para instalar o CLI:

Caso você esteja em um sistema baseado em Unix, talvez seja preciso rodar `sudo` antes do comando acima. Agora você vai poder rodar o Gulp na sua linha de comando. Para ver a versão instalada, execute:

Se o comando acima retornar a versão do Gulp instalada, a instalação foi um sucesso.

Iniciando com o Gulp

Agora vamos ao que interessa, a automatização! O Gulp faz uso do Gulpfile para configuração das tarefas que ele vai rodar, que é o único arquivo necessário.

Para nossos testes, criei uma estrutura desta forma:

Vou rodar três testes diferentes: Concatenação, minificação e teste de código com o jshint. O Gulp faz uso de plugins para facilitar a criação de tarefas, então vou instalar alguns para nós rodarmos nossos testes.

Note que eu instalei o próprio Gulp DE NOVO e alguns plugins. Isto é porque o Gulp instalado anteriormente foi o CLI, responsável por rodar o comando `gulp` na linha de comando e o instalado desta vez é o local que é usado para rodar os testes no projeto. Agora podemos criar nosso Gulpfile:

O código acima está muito bem comentado e dispensa mais explicações. Caso você tenha usado o Grunt anteriormente, percebeu como a criação de tarefas com o Gulpfile é muito mais simples. Para rodar as tarefas, rode o comando:

Perceba que ele executa a rotina de tarefas que você definiu e fica esperando mudanças no seu código para rodar novamente(lembra do watch?), mas se você quiser rodar apenas um tarefa específica, basta adicionar o nome da tarefa após o comando:

No exemplo acima rodamos o teste de código usando o nome da task que definimos anteriormente.

Conclusão

Enfim, neste texto vimos como usar o Gulp para automatizar as tarefas do seu próximo projeto de forma simples e eficiente. O Gulp é um projeto novo e que ainda deve amadurecer muito nas próximas semanas. Caso você queira contribuir de alguma maneira, acesse o projeto no github e veja como ajudar.


Apoio: Contrate a NET TV e Internet e receba descontos incríveis por assinar um combo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *