O WordPress depois de sua atualização para versão 3.1, trouxe uma função de Formato nos Posts, que consiste em personalizar a visualização do post. É uma funcionalidade para temas, que oferece uma lista de formatos que estão disponíveis. São suportados os seguintes formatos:
- aside
- gallery
- link
- image
- quote
- status
- video
- audio
- chat
Esses formatos são padrões, até hoje não se tem maneiras para criar um novo tipo de formato.
Ativando o suporte aos Posts Formats
Para ativar o suporte, adicione este seguinte código no arquivo functions.php do seu tema:
[cc lang=”php”][/cc]
Não é obrigatório usar todos os formatos, e sim os quais você achar necessário. Caso queria adicionar mais formatos, adicione dentro do array os formatos disponíveis na lista acima.
Com este código, só é adicionado o suporte para o conteúdo de Posts, caso queria adicionar em outros tipos de conteúdo, adicione o seguinte código:
[cc lang=”php”][/cc]
Essa função habilita o suporte para outros tipos de conteúdo, no primeiro parâmetro defini-se o nome do conteúdo e no segundo, o tipo de suporte.
Após ativar o suporte, terás dentro da edição do seus posts, um espaço feito esse para edição dos Posts Formats.
Personalizando o retorno dos formatos
Para especificar o suporte, utilizamos formatos padrões. Mas como ele vai ser visualizado, como ele vai ser interpretado, é você quem vai definir.
Um exemplo simples de manipulação dos formatos (como isso é um post, este código deve ser adicionado no loop) :
[cc lang=”php”]
<a href="” title=”
tag condicional que verifica qual o tipo formato visualizado.
No exemplo acima, utilizei os dados enviados pelo content como um link para algum site ou link para leitura de imagem.
Dica: Se for usar este exemplo, antes de postar, utilize a aba de editor HTML para evitar qualquer tipo de formatação, e use get_the_content para retornar o que foi enviado pelo editor, para também evitar qualquer tipo de formatação e retornar somente a informação enviada.
Você pode personalizar este retorno das maneiras que quiser. Se for usar esta função, seja mais criativo possível, explorando o máximo que essa função tem para oferecer.
Caso tenha maiores dúvidas, consulte o codex de Posts Formats