CSS3 – Animation e regra keyframe

A propriedade trasition trabalha de forma muito simples e flexível. Você praticamente diz para o browser qual o valor inicial e o valor final para que ele aplique a transição automaticamente, controlamos praticamente apenas o tempo de execução. Para termos mais controle sobre a animação temos a propriedade animation que trabalha juntamente com a rule

A propriedade trasition trabalha de forma muito simples e flexível. Você praticamente diz para o browser qual o valor inicial e o valor final para que ele aplique a transição automaticamente, controlamos praticamente apenas o tempo de execução. Para termos mais controle sobre a animação temos a propriedade animation que trabalha juntamente com a rule keyframe.

Basicamente você consegue controlar as características do objeto e suas diversas transformações definindo fases da animação. Observe o código abaixo e veja seu funcionamento:

O código acima define um valor inicial e um valor final. Agora vamos aplicar esse código a um elemento. Minha ideia é fazer um DIV girar. 😉

O código HTML até agora é este. Fiz apenas um div e defini este keyframe:

Primeiro você define a função de animação, no caso é o nosso código que define um valor inicial de 0 graus e um valor final de 360 graus. Agora vamos definir as características deste DIV.

Nas primeiras linhas defini qual será o estilo do div. Ele terá uma largura e uma altura de 50px. A margin de 30% do topo garantirá um espaço entre o objeto e o topo do documento, e background preto.

A propriedade animation tem uma série de propriedades que podem ser resumidas em um shortcode bem simples. Veja a tabela logo a seguir para entender o que cada propriedade signifca:

animation-name
Especificamos o nome da função de animação
animation-duration
Define a duração da animação. O valor é declarado em segundos.
animation-timing-function
Descreve qual será a progressão da animação a cada ciclo de duração. Existem uma série de valores possíveis e que pode ser que o seu navegador ainda não suporte, mas são eles: ease, linear, ease-in, ease-out, ease-in-out, cubic-bezier(, , , ) [, ease, linear, ease-in, ease-out, ease-in-out, cubic-bezier(, , , )]*. O valor padrão é ease.
animation-interation-count
Define o número de vezes que o ciclo deve acontecer. O padrão é um, ou seja, a animação acontece uma vez e pára. Pode ser também infinito definindo o valor infinite no valor.
animation-direction
Define se a animação irá acontecer ou não no sentido inverso em ciclos alternados. Ou seja, se a animação está acontecendo no sentido horário, ao acabar a animação, o browser faz a mesma animação no elemento, mas no sentido antihorário. Os valores são alternate ou normal.
animation-play-state
Define se a animação está acontecendo ou se está pausada. Você poderá por exemplo, via script, pausar a animação se ela estiver acontecendo. Os valores são running ou paused.
animation-delay
Define quando a animação irá começar. Ou seja, você define um tempo para que a animação inicie. O valor 0, significa que a animação começará imediatamente.

Voltando para o nosso código, vamos aplicar algumas dessas propriedades:

Veja que na propriedade animation-name chamamos o mesmo nome que demos na nossa função de keyframe logo no começo da explicação. Depois definimos uma duração de ciclo de meio segundo. Definimos que o comportamento da animação será linear, e com a propriedade animation-iteration-count definimos que ele girará infinitamente. E por último definimos pelo animation-direction que a animação deverá ser alternada, ou seja, o DIV girará para um lado, e quando alcançar o final da animação, o browser deverá alternar essa animação.

Podemos melhorar esse código utilizando a versão shortcode, que é mais recomendado. Veja a ordem que devemos escrever as propriedades animation em forma de shortcode:

animation: animation-name, animation-duration, animation-timing-function, animation-delay, animation-iteration-count, animation-direction] , animation-name, animation-duration, animation-timing-function, animation-delay, animation-iteration-count, animation-direction

Aplicando isso ao nosso código:

Pronto. Agora temos um elemento que gira sem parar, hora para direita hora para esquerda.

Definindo ciclos

Nós definimos no keyframe do nosso último exemplo apenas um início e um fim. Mas e se quiséssemos que ao chegar na metade da animação o nosso elemento ficasse com o background vermelho? Ou que ele mudasse de tamanho, posição e etc? É aí onde podemos flexibilizar melhor nosso keyframe definindo as fases da animação. Por exemplo, podemos dizer para o elemento ter uma cor de background diferente quando a animação chegar aos 10% do ciclo, e assim por diante.

Veja o exemplo:

Definimos acima que o início da animação o elemento começará na posição normal, 0 graus.

Quando a animação chegar aos 50% do ciclo, o elemento deverá ter girado para 180 graus e o background dele deve ser vermelho. E quando a animação chegar a 100% o elemento deve ter girado ao todo 360 graus e o background, como não está sendo definido, volta ao valor padrão, no nosso caso black, que foi definido no CSS onde formatamos este DIV.

Logo nosso elemento girará pra sempre e ficará alternando a cor de fundo de preto para vermelho. Fiz um exemplo bem simples modificando apenas o background, mas você pode muito bem definir um position e modificar os valores de left e top para fazer o elemento se movimentar.

No exemplo também defini apenas 3 estágios (0%, 50% e 100%) você pode definir um maior número de estágios: 5%, 10%, 12%, 16% e etc… Adequando as fases da animação às suas necessidades.

Há exemplos muito interessantes na internet onde podemos ver todo o poder das animações feitas pela CSS. Veja o exemplo que fizemos aqui neste texto no endereço: https://migre.me/4ubym

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *