O marketing da fisioterapia mudou mais do que qualquer outro setor nos últimos 10 anos. Aqui estão 5 maneiras de garantir o máximo de novos pacientes para sua clínica agora e no futuro:
Você vê resultados consistentes em seus esforços de PT Marketing? Caso contrário, é hora de dar uma boa olhada em sua estratégia geral de marketing de fisioterapia pélvica. Para obter os melhores resultados, você precisa de um simples Estratégia de marketing de fisioterapia projetado para comercializar diretamente aos consumidores e fortalecer a retenção e referências.
Veja como:
A estratégia definitiva de marketing em fisioterapia
5 etapas para duplicar o número de novos pacientes em 12 meses
Aqui estão as 5 etapas que consideramos mais bem-sucedidas trabalhando com mais de 300 clínicas em toda a América do Sul:
- Seja descoberto on-line.
- Construa a confiança de pacientes em potencial.
- Converta mais visitas na web em compromissos.
- Reter pacientes comprometidos.
- Transforme os pacientes em fãs delirantes que indicam outras pessoas.
É importante lembrar que embora seu foco principal seja a saúde, possuir um consultório faz de você um empreendedor. E como tal, o marketing é uma das ações mais importantes que você deve realizar. Muitos proprietários de consultórios se sentem muito ocupados ou não investem o esforço necessário em um marketing consistente, mas mesmo uma ou duas horas por semana podem fazer uma enorme diferença no total de visitas aos pacientes!
Agora, vamos examinar cada etapa em detalhes:
Etapa 1: seja descoberto online
A etapa 1 de todo plano de marketing de fisioterapia precisa ser criando tantas chances quanto possível de ser encontrado online por pessoas que procuram ajuda para a dor.
O site do seu consultório é o centro de seus esforços de marketing e a maior parte do marketing online será direcionado para ele. Isso o torna um ponto de partida natural para a criação de um novo plano de marketing do PT. Um site bem feito pode aumentar sua classificação no Google, facilitar sua localização em pesquisas locais e até melhorar os resultados de publicidade paga.
4 práticas recomendadas para aumentar a descoberta online
1. Aumente sua classificação no Google (SEO).
Os blogs são uma excelente maneira de aumentar a classificação do seu site no Google, fornecer ótimo conteúdo e compartilhá-lo com seus clientes e clientes potenciais. Cada novo artigo do blog é uma nova pesquisa na qual você pode aparecer! Portanto, concentre-se em uma variedade de condições que o PT ajuda. O marketing de mídia social é outra ótima maneira de incentivar sua base de clientes a indicar amigos e fazer com que seu site seja descoberto mais.
2. Aproveite a pesquisa local como o Google Meu Negócio.
A pesquisa local é como o SEO, mas mais focada nas localizações físicas de empresas locais (como a sua). Google Maps, Apple Maps, Yelp… todas essas são ferramentas que as pessoas usam para encontrar empresas próximas. A melhor maneira de começar – sem necessidade de conhecimentos técnicos – é garantir que seu consultório tenha uma conta do Google MyBusiness. Isso aumentará sua visibilidade em mapas e pesquisas locais.
3. Não subestime os anúncios pagos.
Os anúncios do Facebook estão na moda e por boas razões: são muito simples de começar e possuem ferramentas poderosas para alcançar o público certo. Dito isto, existem algumas regras de saúde irritantes no que diz respeito à menção de condições médicas. Você não pode dizer “você sofre de dores nas costas?” mas posso dizer “Alivie a dor nas costas naturalmente com estas 3 dicas”. Portanto, vale a pena fazer anúncios pagos, mas reserve um tempo para aprender as práticas recomendadas ou obter ajuda profissional.
Marketing em mecanismos de busca por meio do Google Ads PPC (pagamento por clique) também é um método comprovado para alcançando novas pessoas em sua área local. Certifique-se de anunciar condições de dor, não apenas “fisioterapia” (e lembre-se de limitar os anúncios à sua área!)
4. Divulgue para pessoas que já amam você por meio de retargeting.
“Retargeting” refere-se à entrega de anúncios a pessoas que já visitaram seu site ou clínica. É necessária alguma configuração, mas você pode usar o Facebook, Google ou outras ferramentas para fazer isso. Alternativamente, você pode usar sua lista de pacientes para construir uma público personalizado no Facebook. Em seguida, direcione suas postagens, blogs ou outros anúncios para essa lista para obter grande exposição às pessoas que melhor o conhecem.
Etapa 2: como usar o marketing para construir a confiança de pacientes em potencial
Considere estas estatísticas recentes:
- Mais da metade dos consumidores não usará uma empresa se ela tiver uma classificação inferior a 4 estrelas.
- Uma única avaliação de negócios pode aumentar suas conversões em 10%.
- 70% dos consumidores precisam ler pelo menos quatro avaliações antes de poderem confiar em uma empresa.
Os consumidores estão mais céticos do que nunca, então Os fisioterapeutas precisam de um plano específico para construir a confiança nas pessoas que procuram a sua prática – isso não vai acontecer automaticamente!
Imagine pedir a um paciente que faça 3 séries de 15 pontes por dia em casa antes mesmo de fazer uma avaliação ou dizer o porquê. Eles provavelmente ouviriam você? Alguns podem, mas não muitos. É assim que é tentar Converter (Etapa 3) um paciente antes de você ganhar confiar.
4 maneiras de construir confiança por meio do marketing
1. Não seja estranho. Peça avaliações do Google.
63,6% das pessoas visitam o Google para verificar avaliações de empresas locais e 77% dessas pessoas não confiam em avaliações com mais de 3 meses…
Então, deixe-me perguntar:
Seus terapeutas estão pedindo avaliações de pacientes satisfeitos?
Sua equipe possui ferramentas como Cartões de Revisão para gerar mais avaliações com facilidade?
2. Lembre-se de obter avaliações do Facebook e do Yelp.
Recentemente escrevemos no blog da Webtrends um artigo chamado Top 5 Google Hacks para fisioterapeutas. Nele, mostramos como o Yelp costuma aparecer nos 5 primeiros lugares do Google para pesquisas como “fisioterapia perto de mim”. Isso significa que mesmo que seu site tenha problemas de classificação, aumentar suas avaliações no Yelp pode significar que você “trapaceia” para chegar ao topo do Google.
3. Impressione os pacientes com seu site.
94% dos comentários enviados pelos consumidores sobre sites são sobre como é visual.
Seu site tem menos de 2 segundos para fazer o visitante decidir se vale a pena ficar. Se for lento, confuso ou não visualmente atraente/atualizado, é provável que eles saiam imediatamente antes de ler qualquer palavra. Então… o seu site impressiona os clientes em potencial?
4. Crie uma presença de marca online.
“O que é presença de marca online?”
Isso significa que em qualquer lugar que um paciente encontre você na internet, sua marca (cores, logotipo, mensagem, etc) é fácil de encontrar e sempre parece a mesma. Se for difícil encontrar informações sobre você, os consumidores desistirão e irão para outro lugar.
Além disso, se um e-mail ou anúncio do Facebook os convida para um evento, mas eles não conseguem encontrar o mesmo evento no seu site, bem… Essa não é uma maneira muito elegante de descrever, mas é verdade, certo?
Os consumidores estão sempre em busca de algo “incompleto”. Portanto, certifique-se de que sua marca seja de alta qualidade e consistente.
Etapa 3: como converter mais visitantes do site
Agora que você construiu confiança em sua experiência, é hora de liderar uma avaliação! Na maioria das vezes, isso acontece no seu site ou por telefone:
4 maneiras de converter mais visitantes em pacientes
1. Tenha um botão colorido “Solicitar consulta”.
Seu site é bom para muitas coisas, mas a conversão de novos pacientes deve ser seu objetivo número 1! “Solicitar agendamento” deve ser o botão principal, deve ter uma cor de alto contraste (vermelho ou verde são os melhores) e deve aparecer de 3 a 4 vezes em sua página inicial, incluindo o canto superior direito.
2. Ative o agendamento de consultas on-line.
O marketing online PT sem uma forma de agendamento online não funcionará. Certifique-se de que as pessoas possam agendar em seu site, quer você use um software de agendamento ou apenas um formulário simples que alerta sua equipe para ligar para o cliente potencial.
3. Responda perguntas com um chatbot.
Quando um paciente em potencial tem uma dúvida, geralmente fará negócios com a primeira empresa que responder. Portanto, se um chatbot puder responder às perguntas dos visitantes do site instantaneamente, dia ou noite… você converterá muito mais pacientes.
45-75% dos visitantes que interagem com os chatbots dos nossos clientes Agendam Consultas!
4. Facilite as ligações para você com o Google Meu Negócio e a otimização para dispositivos móveis.
Algumas pessoas ainda preferirão falar com um humano – facilite isso!
Certifique-se de que seu site dê às pessoas a oportunidade de ligar para sua recepção, especialmente em dispositivos móveis.
Passo 4: Desenvolver e Reter Pacientes Comprometidos
Se a indústria da fisioterapia tivesse um problema de dor, seria a retenção de pacientes. Os últimos relatórios mostram que até 70% dos pacientes não completam todo o seu plano de cuidados… ai!
Quando você gasta dinheiro de marketing com pacientes, precisa que eles fiquem para recuperar o dinheiro.
Temos vários artigos sobre retenção de pacientes, mas a maior e mais inovadora oportunidade na retenção de pacientes hoje é o Mobile Marketing.
Mais do que nunca, os smartphones estão no centro da vida das pessoas. Portanto, se durante o tratamento você puder “viver” no bolso de seus pacientes – lembrando-os de exercícios, oferecendo instruções em vídeo, compartilhando blogs de saúde e até mesmo solicitando avaliações on-line – você aumentará absolutamente o envolvimento, a adesão e a retenção.
Os aplicativos móveis costumavam ser complicados, mas estão mais acessíveis do que nunca, especialmente para PTs. Acreditamos tanto nisso que agora oferecemos um aplicativo personalizado com nossos sites! Clique aqui para saber mais sobre aplicativos de retenção de pacientes.
Etapa 5: Transforme os pacientes em fãs delirantes que indicam outras pessoas
O objetivo do marketing de pacientes anteriores é obter o valor máximo de seus pacientes atuais e anteriores. Sua lista de clientes é a maior mina de ouro em que você está! Eles deveriam ser fãs delirantes de sua prática, contando aos outros sobre você e voltando para os cuidados necessários.
No entanto, sejamos realistas, ninguém realmente quer voltar à terapia, a menos que seja necessário. Você tem que treiná-los, pressioná-los e incentivá-los a manter contato e agir. E para fazer isso, você precisa ficar atento a eles todos os meses.
Afinal, a melhor forma de qualquer negócio crescer, principalmente a prática de fisioterapia, é o boca a boca.
Como você pode aumentar o boca a boca sobre sua clínica? Começa com uma boa experiência, mas tem que ser apoiada por branding, marketing e boas relações públicas ou mesmo a melhor experiência será esquecida.
Manter contato consistente com sua base de clientes permite que você cresça por meio de negócios repetidos e do boca a boca.
Imagine se o seu número de casos atual fosse de 50-60% de retorno de pacientes e encaminhamentos de pacientes…
Isso criaria uma expansão impressionante de sua prática e reduziria o estresse de encontrar novos pacientes. Isso pode ser feito com a combinação certa de atendimento de alta qualidade e marketing profissional.
Como aproveitar o marketing impresso da fisioterapia:
- Envie um boletim informativo mensal para o paciente com artigos informativos e atualizações clínicas
- Envio de cartões postais para promover descontos especiais ou programas de indicação de amigos
- Ter folhetos profissionais para distribuir à comunidade
- Use cartões publicitários específicos para cada condição para se conectar com tipos específicos de pessoas. Dê-os aos pacientes e empresas locais para espalhar entre amigos, familiares e clientes.
Destes, os boletins informativos mensais aos pacientes são o método mais lucrativo em nossa pesquisa.
O resultado final do marketing de fisioterapia
Como proprietário/comerciante de PT, você enfrenta desafios de marketing únicos. O que pode você faz para superar esses desafios e ainda tratar os pacientes?
Escolha um deles para focar e investir este mês:
- Seja descoberto on-line.
- Construa a confiança de pacientes em potencial.
- Converta mais visitas na web em compromissos.
- Reter pacientes comprometidos.
- Transforme os pacientes em fãs delirantes que indicam outras pessoas.
Concentre-se nestas 5 peças essenciais para uma estratégia de marketing PT. Cada peça irá ajudá-lo a 1) gerar mais novos pacientes ou 2) reativar pacientes anteriores.
Recomendações médicas são boas, mas você deve se concentrar principalmente no marketing direto para os consumidores locais.
Perguntas sobre marketing de fisioterapia
1. Como as clínicas de fisioterapia aumentam o fluxo de pacientes?
A chave para aumentar o fluxo de pacientes é um sistema de marketing que seja consistente todos os meses para evitar resultados altos e baixos. Começar por:
- Forneça e-books, chatbots e formulários de consulta ao seu site para coletar leads de pacientes automaticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Usar o marketing online para atrair mais pessoas ao seu site e fazer com que os visitantes VOLTEM, já que a maioria não converte na primeira vez.
Para saber mais sobre isso, verifique as etapas 1 a 3 de nosso Sistema definitivo de 5 etapas.
2. Como consigo mais consultas de fisioterapia?
Existem 3 maneiras de aumentar as visitas dos pacientes:
- Atraia mais NOVO pacientes
- Reter mais pacientes ATUAIS
- Reativar PASSADO pacientes
Planeje e faça um orçamento para cada uma dessas áreas! Descobrimos que o marketing online funciona melhor para novos pacientes, enquanto a mala direta é essencial para reativar pacientes anteriores. Mantenha os pacientes atuais envolvidos com kits de boas-vindas, um aplicativo HEP Clinic fácil e marketing por e-mail.
3. Como posso reduzir o abandono de pacientes?
Fazer com que mais pacientes atuais cheguem e concluam seu plano de cuidados pode ser o mais complicado de todo o marketing, mas cria a receita mais estável! Para fazer isso, recomendamos uma combinação de marketing por e-mail, materiais impressos na clínica, treinamento na recepção e um aplicativo clínico móvel para tornar sua experiência HEP pessoal, fácil e altamente impressionante.
Para saber mais sobre isso, confira a etapa 4 do nosso Sistema definitivo de 5 etapas
4. Como faço para comercializar para um médico de referência?
O marketing de indicação de médicos pode ser feito junto com os esforços de marketing dos pacientes, sem muito mais esforço. A chave para o sucesso é muito parecida com o marketing do paciente – seja altamente consistente a cada mês. Envios mensais de MD, blocos de prescrição e uma página de referências dedicada em seu site facilitam as referências.
Aqui estão alguns dicas detalhadas de encaminhamento médico.
5. Quanto do meu orçamento de marketing deve ser destinado aos médicos?
O mercado de referências diminuiu drasticamente nos últimos 10 anos (aqui está um ótimo exemplo de um proprietário de consultório na Califórnia) e os consultórios de fisioterapia não devem mais depender de médicos em mais de 10-30% do seu volume. Portanto, não recomendamos destinar mais de 10 a 30% de seu orçamento de marketing para médicos.
6. Qual é o mercado-alvo da fisioterapia?
Você deseja atingir o tipo de paciente para o qual obtém os MELHORES resultados, que têm as taxas de chegada mais altas e que são compatíveis. Considere fazer um marketing enquete em alguns de seus melhores pacientes! Determine sua idade, interesses e recursos exclusivos de estilo de vida, como programas de TV e revistas – coisas que você pode usar para atingir mercados semelhantes.
7. Como promovo a fisioterapia?
Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao promover sua clínica:
- Fale sobre seus pacientes, não sobre você.
Faça do paciente o herói da história: “VOCÊ pode viver sem dor!” - Diga o que eles estão pensando. Em vez de termos médicos, descreva a dor relacionada à vida, como “A dor nas costas torna difícil sair da cama?”
- Mostre o resultado final. Use pessoas felizes e sem dor versus pessoas com dor. Os humanos se visualizam naquilo que veem, então faça disso uma boa visualização.
8. Quais soluções de marketing de fisioterapia funcionam melhor?
As melhores soluções Marketing têm 3 coisas principais em comum. Primeiro, eles educam os pacientes diretamente sobre o assunto. Em segundo lugar, são baseados em condições, pois é assim que pessoas reais pesquisam na Internet. Finalmente, as soluções de marketing funcionam melhor quando são consistentes mês a mês. Se as promoções forem esporádicas, seus resultados também serão.