Para se sentir confiante na compra, você busca uma prova sólida da qualidade do produto.
E não importa qual seja a compra seja livros, carros, hotéis ou até mesmo brinquedinhos para seu cachorro você sempre verifica as avaliações online.
Dito isso, tente mudar sua perspectiva. Desta vez, você não é um comprador, mas um vendedor, melhor ainda, um promotor de determinado produto.
Quando você está do outro lado do balcão é importante saber passo a passo como fazer uma boa resenha, seja ela uma análise acadêmica ou apenas um review.
Entenda a seguir qual é a importância de uma boa análise/resenha de um produto.
O que são análises de produtos?
Se você entende o mínimo de marketing, ou acompanha blogs de tecnologia, certamente está familiarizado com análises de produtos.
Mas vamos recapitular rapidamente a definição. Uma análise/review nada mais é do que um conteúdo centrado em determinado produto com o objetivo de investigar em profundidade os benefícios, e as desvantagens, do bem ou serviço análisado.
Alguns redatores e profissionais de marketing se concentram em tempo integral em testar e revisar produtos.
Idealmente, uma revisão do produto deve vir de um autor independente. Esse revisor provavelmente analisa vários produtos e representaria uma perspectiva neutra e imparcial.
Caso contrário, quando as análises são feitas por criadores de conteúdo internos da marca, eles possuem pouca transparência e são bastante unilaterais.
Qual o papel das análises de produtos?
As análises podem realizar muito mais conquistas do que apenas fazer seu produto parecer atraente.
Um dos objetivos das análises é impulsionar a imagem do produto e torná-lo o preferido do público.
Na verdade, as análises online são essenciais para o marketing e a promoção da marca de qualquer empresa atualmente. As avaliações são prova social e ajudam a construir confiança e lealdade.
Quanto mais análises um produto recebe, mais confiável ele parece e isso aumenta o interesse no público comprador.
Se a prova da qualidade de um produto ou serviço for corroborada por fontes múltiplas e não relacionadas, essa vibração positiva ressoa em toda a web.
Isso aumenta as chances de um comprador em potencial escolher aquele produto específico.
Por que as pessoas leem avaliações de produtos?
Os compradores experientes não compram nada sem verificar as avaliações online.
A paixão pelos produtos é tão grande que chegam a ler uma bibliografia, apenas para entender melhor sobre uma marca ou produto.
Então, com o que você deve ser feita sua análise? As pessoas querem saber alguns fatos práticos, então:
- Fale sobre como o produto chegou a você e compartilhe as primeiras impressões;
- Compartilhe suas experiências com o produto;
- Liste os reais prós e contras do produto;
- Diga aos leitores se um produto é direcionado a eles;
- Discuta alguns pontos potenciais de dor;
- Forneça alternativas a compra.
As análises online devem abordar os prós e os contras de um produto, serviço ou até mesmo de uma marca inteira, para que os compradores entendam o contexto, bem como seus pontos fortes e fracos de mercado.